Segurança Pública: "Se fosse simples, já tinha gente resolvendo com facilidade", diz Izolda
Governadora Izolda Cela aponta que as forças de segurança do Estado vivenciam violência com múltiplas causas
20:41 | Jun. 22, 2022
A governadora Izolda Cela declarou, durante aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta quarta-feira, 22, que são grandes os desafios enfrentados pelos servidores das forças de segurança do Estado. Ao todo, 2.415 aprovados no concurso de 2021 iniciaram a formação na Academia Estadual de Segurança Pública, com carga horária de 1.400 horas/aula. A solenidade foi realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza.
Segundo ela, os profissionais da segurança se encontram em uma situação de "violência epidêmica", com múltiplas causas e um nível elevado de complexidade.
“Se fosse simples, já tinha gente resolvendo com facilidade. A gente olha para um lado e para o outro e ainda não vê ainda essas soluções muito fáceis, muito mágicas, porque é uma situação complexa”, afirmou Izolda Cela.
Para a governadora, a situação da Segurança Pública do Estado exigiria uma coordenação federativa mais forte e eficiente do que a existente.
Além disso, Izolda aponta como um dos principais dilemas da área o tráfico de drogas, sendo ele o motor para o desencadeamento de uma série de crimes.
“Nós não temos a devida atenção da instância que tem a responsabilidade constitucional de se dedicar mais a isso, de enfrentar essa situação com mais força e dedicação. Não temos isso por parte do Governo Federal, mas este Estado tem procurado trabalhar dia e noite com a dedicação de valorosos profissionais para proteger a população”, avaliou a governadora.
O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou o mérito dos aprovados "entre os melhores em todas as fases".
"Vocês que integram hoje o sistema de segurança receberão os melhores treinamentos e os melhores equipamentos para defender o povo cearense. A Polícia ideal é aquela que é admirada e respeitada pelos cidadãos, mas que ao mesmo tempo é temida pelos criminosos", disse ele.
Este foi o primeiro concurso da Polícia Militar com cotas para negros (20%) e ampliação da cota de mulheres para 15%. O Governo do Estado informou que os quadros da Polícia Militar tem incrmento de 13% com os novos agentes. Isso deve possibilitar, conforme a gestão, expansão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) para cidades com mais de 25 mil habitantes e de bases do Proteger (Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Risco).
Leia mais
Sobre o Curso de Formação de Soldados da PMCE
Devido a uma alteração aprovada em 2021 na Lei Estadual nº 13.729 de 2006, que trata do Estatuto dos Militares, o curso de formação começa logo após a conclusão do certame, com o candidato já integrado à carreira militar e sujeito à disciplina e hierarquia militar. Antes, o curso constituía uma fase do concurso público.
Com o novo modelo, os alunos do curso de Formação de Soldados já serão, desde o período de formação, militares estaduais, na condição de Alunos-Soldados.
Serão trabalhadas disciplinas como: Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente aos Grupos Vulneráveis; Ética; Direitos Humanos; Mediação e Resolução de Conflitos; Direção Veicular Aplicada à Atividade Policial Militar; Policiamento Comunitário; Policiamento Ostensivo Geral em Viatura; Procedimentos Operacionais da PMCE e Tiro Policial Defensivo, dentre outras.
O Curso de Formação será realizado na sede da Aesp e em Unidades da PMCE nos municípios de Fortaleza; Caucaia; Maracanaú; Paracuru; São Gonçalo do Amarante (Pecém); Maranguape; Sobral; Tianguá; Canindé; Crateús; Itapipoca; Russas; Jaguaribe; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Quixadá; Iguatu; Tauá e Crato.
Com informações do repórter Carlos Holanda