15 anos de Aprendizagem na Idade Certa: Ceará quer retomar índices de antes da pandemia

O Programa Mais Paic - Aprendizagem na Idade Certa é um marco no regime de colaboração entre estado e municípios

10:54 | Jun. 21, 2022

Por: Danrley Pascoal
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira, 21, no Centro de Eventos, a celebração dos 15 anos do Programa Mais Paic - Aprendizagem na Idade Certa. (foto: Gabriel Borges/O POVO)

Com o objetivo de alcançar índices positivos registrados antes da pandemia de Covid-19, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira, 21, no Centro de Eventos, a celebração dos 15 anos do Programa Mais Paic - Aprendizagem na Idade Certa. De acordo com a gestão estadual, a iniciativa é um marco no regime de colaboração entre Estado e municípios, contribuindo de maneira significativa para a melhoria dos resultados da educação pública, servindo de referência a outros estados.

“Os nossos desafios do futuro é compreender que a pandemia deixou sequelas e que a gente precisa enfrentá-las com muita transparência, com muita verdade. É evidente que dois anos sem ir presencial na escola causariam algum efeito colateral negativo”, destaca Márcio Brito, secretário executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc.

Márcio destacou educação de crianças mais vulneráveis. “Até 2007, a gente tinha um problema muito grave que era o analfabetismo infantil. Em 2019, antes da pandemia, comemoramos um grande feito, todos os municípios do Estado do Ceará, 184 municípios alcançando o maior nível de alfabetização na avaliação. Isso é fruto desse envolvimento. Temos um ganho importante, reconhecido pelo Brasil, seus estados e fora dele”, disse.


 

Ações desenvolvidas

 

As ações são desenvolvidas em sete eixos: educação infantil; ciclo de alfabetização; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; literatura e formação do leitor; avaliação; e gestão municipal. Contam ainda com incentivos financeiros para os melhores resultados.

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, 21 municípios cearenses e 79 escolas estão entre os 100 melhores resultados dos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país.

Segundo o Governo do Estado, o avanço da aprendizagem da rede pública é demonstrado, entre outros indicadores, pelo Índice de Ideb, o qual revelou que o Ceará alcançou, em 2019, pontuação de 5,2, ultrapassando a projeção para aquele ano (4,6). Ainda conforme o Ideb, a rede pública cearense alcançou nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).


 

Programa Mais Paic - Aprendizagem na Idade Certa

 

De acordo com informações do Governo do Estado, política pública prioritária no Ceará, a Aprendizagem na Idade Certa começou em 2007 com a meta de alfabetizar todas as crianças cearenses até os 7 anos de idade. Com essa finalidade, o programa passou a oferecer formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras iniciativas.

Em 2011, conforme a Seduc, as ações foram expandidas até o 5º ano; em 2015, o programa foi ampliado até o 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa apoia a aprendizagem dos alunos para que eles ingressem no ensino médio bem preparados.

 

Com informações do repórter Gabriel Borges