15 anos de Aprendizagem na Idade Certa: Ceará quer retomar índices de antes da pandemia

O Programa Mais Paic - Aprendizagem na Idade Certa é um marco no regime de colaboração entre estado e municípios

Com o objetivo de alcançar índices positivos registrados antes da pandemia de Covid-19, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realizou, nesta terça-feira, 21, no Centro de Eventos, a celebração dos 15 anos do Programa Mais Paic - Aprendizagem na Idade Certa. De acordo com a gestão estadual, a iniciativa é um marco no regime de colaboração entre Estado e municípios, contribuindo de maneira significativa para a melhoria dos resultados da educação pública, servindo de referência a outros estados.

“Os nossos desafios do futuro é compreender que a pandemia deixou sequelas e que a gente precisa enfrentá-las com muita transparência, com muita verdade. É evidente que dois anos sem ir presencial na escola causariam algum efeito colateral negativo”, destaca Márcio Brito, secretário executivo de Cooperação com os Municípios da Seduc.

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Márcio destacou educação de crianças mais vulneráveis. “Até 2007, a gente tinha um problema muito grave que era o analfabetismo infantil. Em 2019, antes da pandemia, comemoramos um grande feito, todos os municípios do Estado do Ceará, 184 municípios alcançando o maior nível de alfabetização na avaliação. Isso é fruto desse envolvimento. Temos um ganho importante, reconhecido pelo Brasil, seus estados e fora dele”, disse.

As ações são desenvolvidas em sete eixos: educação infantil; ciclo de alfabetização; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; literatura e formação do leitor; avaliação; e gestão municipal. Contam ainda com incentivos financeiros para os melhores resultados.

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, 21 municípios cearenses e 79 escolas estão entre os 100 melhores resultados dos anos iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país.

Segundo o Governo do Estado, o avanço da aprendizagem da rede pública é demonstrado, entre outros indicadores, pelo Índice de Ideb, o qual revelou que o Ceará alcançou, em 2019, pontuação de 5,2, ultrapassando a projeção para aquele ano (4,6). Ainda conforme o Ideb, a rede pública cearense alcançou nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com informações do Governo do Estado, política pública prioritária no Ceará, a Aprendizagem na Idade Certa começou em 2007 com a meta de alfabetizar todas as crianças cearenses até os 7 anos de idade. Com essa finalidade, o programa passou a oferecer formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras iniciativas.

Em 2011, conforme a Seduc, as ações foram expandidas até o 5º ano; em 2015, o programa foi ampliado até o 9º ano do ensino fundamental. A iniciativa apoia a aprendizagem dos alunos para que eles ingressem no ensino médio bem preparados.

 

Com informações do repórter Gabriel Borges

 

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