Dia de Corpus Christi será ponto facultativo no Ceará
A sexta-feira, 17, também será ponto facultativo no EstadoDia de Corpus Christi, na quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17, serão ponto facultativo no Ceará. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, nesta terça-feira, 14, por meio das redes sociais.
"Assino hoje decreto estabelecendo ponto facultativo na próxima quinta-feira (16), dia de Corpus Christi, data religiosa, e na sexta-feira (17), em todo o Ceará. O decreto será publicado já no Diário Oficial do Estado de hoje", declarou a governadora.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A medida não deverá afetar o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: serviços de assistência da saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva vidas. Empresas privadas têm seu funcionamento condicionados a acordos entre empregado e empregador.
Izolda Cela assumiu como governadora do Ceará no dia 2 de abril de 2022, e se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo na história do Estado. Ainda em abril, Izolda já havia decretado ponto facultativo no dia 15 daquele mês (quinta-feira Santa), quando afirmou respeitar as tradições e a fé cristã.
Em âmbito federal, a próxima sexta-feira, dia 17, também será ponto facultativo. Um portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União estabelece a medida. Com isso, serão dois dias de ponto facultativo, pois a quinta-feira (16), dia de Corpus Christi (que não está na lista de feriados nacionais), já estava definida como ponto facultativo.
O dia de Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa. De acordo com a fé católica, a data celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia.