Recomendação de uso de máscaras em espaços fechados volta a valer a partir desta segunda-feira, 13
Decisão foi tomada devido ao aumento recente de casos de Covid-19 no Estado; máscaras foram desobrigadas em espaços fechados em abril
10:01 | Jun. 13, 2022
Volta a valer a partir de hoje, dia 13, a recomendação ao uso de máscaras em espaços fechados no Ceará. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela (PDT), por meio de live em suas redes sociais oficiais e publicado em decreto Estadual no sábado, 11. Os locais a que a recomendação se refere são, sobretudo, os escolares.
Em abril deste ano, foi lançado um decreto estadual que desobrigava o item. Atualmente a máscara segue obrigatória apenas em transportes públicos e ambientes hospitalares.
Apesar da boa cobertura vacinal do Estado, o percentual de doses de reforço (D3) administradas continua abaixo do esperado (em torno de 65,1%). No dia 22 de maio, o índice de positividade para a Covid-19 era de 3,8%. Em menos de um mês esse número subiu para 4,4% e, logo sem seguida, uma semana depois, a positividade dobrou, passando para 10,7% no dia 5 de junho. As informações foram repassadas pelo secretário da saúde do Ceará, Marcos Gadelha.
O que muda a partir de agora?
Com se trata de uma recomendação, não serão realizadas ações educativas ou punitivas. Em vez disso, a chefe do executivo ressaltou a importância do incentivo à campanha de vacinação em todo o Estado.
Leia mais
-
A dura batalha na OMC para liberar as patentes das vacinas contra a covid
-
Pequim faz novos testes em massa após surto de Covid em bar
-
Brasil anuncia adesão à iniciativa de sustentabilidade da OMC
-
FDA: 3 doses da Pfizer contra covid são eficazes e seguras na faixa até 4 anos
-
OMC emite alerta para riscos no fornecimento de alimentos pela Ucrânia