Bombeiros resgatam 15 banhistas de afogamentos em praias cearenses no fim de semana
Maioria das ocorrências foi registradas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Além dos resgates no mar, os bombeiros também localizaram crianças que estavam perdidas de seus familiares
23:25 | Jun. 05, 2022
Entre a sexta-feira, 3, e este domingo, 5, pelo menos 15 banhistas foram salvos de afogamentos por equipes de guarda-vidas, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE), em praias do litoral cearense. Um dos resgates ocorreu na faixa litorânea de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, e os outros 14 foram realizados na Praia do Futuro, uma das mais frequentadas da Capital.
Em Caucaia, um turista de 63 anos, natural de São Paulo, foi retirado com vida da Lagoa do Cauípe. A vítima foi encontrada pelos guarda-vidas em risco iminente de afogamento, a chamada "fase de agitação". Ele estava consciente, com as funções respiratórias em aparente normalidade e não precisou de socorro médico.
Leia mais
Na Praia do Futuro, todas as vítimas resgatadas eram naturais do Ceará. Além dos salvamentos no mar, o CBM-CE também encontrou cinco crianças que estavam perdidas de suas famílias. Todas foram entregues ilesas aos seus responsáveis.
Os resgates ocorreram durante as atividades da Operação Praia Segura, realizada diariamente no litoral de Fortaleza e na Região Metropolitana da Capital. Além dos resgates, os guarda-vidas também realizaram, durante o fim de semana, cerca de 1,2 mil ações de prevenção em áreas frequentadas por banhistas nas praias monitoradas. Os guarda-vidas atuaram em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara.
Leia mais
Segundo o CBM-CE, as ações de prevenção podem evitar cerca de 85% dos casos de afogamento. Conforme o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), as atividades deste fim de semana contaram com a participação de 48 guarda-vidas espalhados em 19 postos estratégicos, além de cinco motos aquáticas, cinco viaturas e seis quadriciclos. Houve, ainda, o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ª CSMar).
Como solicitar socorro
Em caso de ocorrências de afogamento, o CBM-CE deve ser acionado imediatamente, mesmo que o banhista saiba nadar. O socorro pode ser solicitado diretamente aos guarda-vidas ou através de chamada telefônica pelo número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona em regime de plantão.
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES