Técnico de informática é indiciado por crimes contra cerca de 3 mil mulheres em todo o Brasil

O técnico ameaçava expor fotos íntimas das vítimas por meio de ameaças nas redes sociais

11:52 | Jun. 02, 2022

Por: Guilherme Martins
Conversas do técnico de informática abordando vítimas para extorqui-las (foto: reprodução/Polícia Civil)

Matheus Fernandes Alves, de 27 anos, foi indiciado por crimes de extorsão, ameaça, estelionato, pirataria, tentativa de extorsão, tentativa de estupro virtual, estupro virtual consumado e uso de documento alheio. As investigações contra o técnico de informática foram finalizadas nesta segunda-feira, 30, pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Cerca de três mil vítimas foram identificadas, todas mulheres.

Matheus utilizava as redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram, para contatar mulheres por todo o País. O técnico abordava as vítimas ameaçando expor fotos íntimas. De acordo com a investigação, depois de intimidar, ele solicitava vídeos pessoais e então passaria a cobrar para não divulgar o material compartilhado. A Polícia Civil identificou mais de 30 perfis falsos feitos por Matheus para contatar as mulheres. As investigações foram concluídas pela Delegacia Regional de Quixadá em parceria com o 5° Distrito Policial.

Matheus Fernandes trabalhava consertando aparelhos celulares. A Polícia Civil constatou que o técnico efetuava os crimes acessando a conta dos aparelhos dos clientes. Ele costumava inserir os chips de modo que não pudesse ser rastreado. Dessa forma, o investigado conseguia permanecer online por meio de dispositivos gratuitos da internet ou com o auxílio do sinal residencial de seus clientes, dificultando a localização exata do local onde o crime era praticado.