Festas juninas: veja cuidados para prevenir acidentes com fogos de artifício

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará divulga recomendações sobre os festejos de São joão

15:28 | Jun. 02, 2022

Por: Bruna Lira
Conheça mais sobre as origens das celebrações e a história por trás do dia de São João (foto: Reprodução / Janine Morais / Flickr / @MinC)

Com o mês de junho, as festas de São João começam a ser realizadas em todo o Estado. Além de serem marcadas pelas comidas tradicionais e a dança das quadrilhas juninas, os festejos são celebrados com fogos de artifício e fogueiras. Para se divertir em segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) recomenda alguns cuidados básicos para evitar acidentes. 

Ao utilizar os fogos de artifício,por exemplo, é importante seguir as instruções contidas nas caixas. No caso de falha, defeito ou se o material estiver entupido, não se deve reutilizar o rojão. Nunca manuseie os itens sem que haja a devida certificação, sendo fundamental a compra em lojas especializadas.

Já as fogueiras devem ser acesas em local arejado e livre de rede elétrica ou vegetação. Além disso, é preciso estar atento às crianças e mantê-las distantes das chamas para evitar acidentes.

Cuidados com queimaduras

Caso algum acidente envolvendo queimaduras aconteça, deve-se lavar o local atingido com água corrente por mais de cinco minutos, manter o ferimento limpo e com gaze para impedir infecções. Os bombeiros alertam ainda sobre não usar soluções caseiras, como manteiga e pó de café. Pomadas e remédios só devem ser utilizados com prescrição médica.

Para as queimaduras mais extensas e profundas, é necessário socorro imediato. Se houver a formação de bolhas, a recomendação é não estourará-las, pois isso poderá gerar infecções.

O CBMCE informa ainda que, ao retirar as roupas das vítimas queimadas, é preciso tomar cuidado para que as queimaduras não grudem no tecido. A atenção ocorre tanto para não aumentar a lesão, como para não ampliar a área atingida.

Serviço

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Contato: 193