Primeiro dia após quadra chuvosa começa com precipitaçao em parte do Ceará

Faixa litorânea, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba tiveram focos de chuva na madrugada desta quarta-feira, 1º; Maciço de Baturité também recebeu precipitações

06:05 | Jun. 01, 2022

Por: Bemfica de Oliva
Faixa litorânea e Sertão Central e Inhamuns tiveram maiores registros de chuva no Ceará na madrugada desta quarta-feira, 1º (foto: Reprodução/Funceme)

O começo desta quarta-feira, 1º, foi de precipitação em várias partes do Ceará. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre as 7 horas de ontem e as 7 horas de hoje, foram registradas chuvas em pelo menos 106 municípios, conforme balanço parcial atualizado às 10h50min.

Ainda de acordo com o levantamento, o primeiro dia após a quadra chuvosa teve precipitação em todas as oito macrorregiões do Estado. Os acumulados mais expressivos catalogados até o momento se concentraram na porção Centro-Sul do Ceará.

A chuva da madrugada no Ceará começou moderada no Sertão Central e Inhamuns e variando de fraca a forte no Litoral de Fortaleza. Ao longo das horas, o vento empurrou as nuvens a Oeste.

A chuva no Maciço de Baturité começou aproximadamente às 2h20min, e às 4 horas foi ao Litoral do Pecém. Por volta das 4h30min, a precipitação chegava, do Sertão Central e Inhamuns, à Ibiapaba.

No Jaguaribe, um pequeno foco de chuvas no começo da madrugada foi levado ao Litoral de Fortaleza. No começo da manhã, outro ponto se formava, na divisa com o Rio Grande do Norte. Ambos os pontos, porém, foram passageiros.

Segundo a Funceme, todas macrorregiões possuem condição de chuvas nesta quarta-feira, 1º. A tendência é de que os maiores acumulados ocorram nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Em geral, as chuvas previstas se dão em virtude de áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste do Brasil, do Oceano Atlântico, de efeitos locais (temperatura, umidade e relevo) e do sistema de brisa.

Mais notícias do Ceará

*Atualizada às 11 horas desta quarta-feira, 1º (01/06/2022)