Ceará deverá ter chuvas até segunda-feira; veja previsão para Litoral e Interior

Os dados divulgados apontam que até segunda-feira, 30, a tendência é de chuvas mais expressivas nas macrorregiões da faixa litorânea, bem como na região Jaguaribana e no Cariri

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que até segunda-feira, 30, a tendência é de chuvas mais expressivas nas macrorregiões da faixa litorânea, bem como na região Jaguaribana e no Cariri.

Segundo o órgão, nessas áreas, a intensidade da chuva poderá variar de moderada a forte. Nas demais macrorregiões do Estado, a tendência é de chuva isolada e como intensidade variando de fraca a moderada. Para este sábado, durante a noite, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No domingo, 29, a madrugada e manhã serão com céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada na faixa litorânea, sul do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana, Maciço de Baturité e Cariri. À tarde e à noite, terão céu parcialmente nublado em todas as macrorregiões.

De acordo com a Funceme, a segunda-feira, 30, deve ter a madrugada e a manhã com céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada na faixa litorânea, sul do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana, Maciço de Baturité e Cariri. À tarde e à noite, céu parcialmente nublado em todas as macrorregiões.

“É importante destacar que, a partir de domingo, 29, haverá uma redução das precipitações em boa parte do Ceará, por causa do enfraquecimento do Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) que está induzindo a ocorrência de chuva na região nas últimas 48 horas”, traz a nota da Funceme.

As chuvas previstas para o fim de semana e para a segunda-feira ocorrerão em virtude de áreas de instabilidades associadas à atuação de um DOL, além de efeitos locais como temperatura, relevo, umidade e o sistema de brisas.

A Funceme destaca que o sistema o qual está trazendo acumulados expressivos de chuva no leste do Nordeste, não deve atuar no Ceará com a mesma intensidade e, por isso, não há, por enquanto, necessidade de aviso para o domingo.

 

Situação de Pernambuco

Pernambuco tem sofrido com as fortes chuvas que ocorrem no Leste do Nordeste. De acordo com o governo pernambucano, neste sábado, 28, a Central de Operações da Codecipe recebeu dos municípios o registro de 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas. Até às 6 horas da manhã deste sábado, 20 municípios registraram precipitações acima de 100 mm, entre os quais o Recife (209 mm), Jaboatão dos Guararapes (215 mm) e São Lourenço da Mata (200,2 mm). Itapissuma foi a cidade com maior notificação atingindo 318 mm.


O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se solidarizou com a população de Pernambuco e por meio de suas redes sociais lamentou a tragédia. O chefe do poder executivo municipal afirmou que entrou em contato com o prefeito do Recife, João Campos, e colocou a Prefeitura de Fortaleza à disposição para colaborar com o que for preciso.

“Minha solidariedade ao estado de Pernambuco e às famílias atingidas pelas fortes chuvas nesta semana. Uma tragédia, que já resultou em dezenas de óbitos e feridos, além de centenas de desalojados e desabrigados”, disse.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

funceme chuvas ceara chuvas fortaleza previsão do tempo pernambuco

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar