Ceará tem 3ª menor taxa de abandono do País no Ensino Fundamental
A taxa de aprovação no Ensino Fundamental do Ceará ficou em 99,5% e o percentual de reprovação foi de 0,2%. Os dados são do Censo Escolar, coordenado pelo InepO Ceará tem a terceira menor taxa de abandono escolar do País nos anos do Ensino Fundamental, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na segunda etapa do Censo Escolar 2021, na quinta-feira, 19 de maio.
O Estado tem 0,3% de abandono, atrás apenas de Brasília (0,1%) e do Paraná (0,2%). Em relação ao Nordeste, Pernambuco aparece após o Ceará, ocupando a oitava posição no ranking nacional, com 0,6%.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O que diz o estudo sobre a educação no Brasil
Essa edição do levantamento mostrou ainda que houve uma queda no número de alunos aprovados no ensino médio, tanto em escolas privadas quanto em públicas. Nacionalmente, a rede estadual, que abrange a maioria das matrículas do ensino médio, teve uma queda de quase 5% na taxa de aprovação e aumento na taxa de reprovação e abandono.
Os dados do Censo escolar são usados pelo Governo Federal como base para traçar estratégias na área de educação e nortear o repasse dos recursos.
No Estado, a taxa de aprovação no Ensino Fundamental ficou em 99,5% e o percentual de reprovação foi de 0,2%. Em relação ao Ensino Médio, os índices são um pouco menores, com aprovação e reprovação de 97,8% e 0,3%, respectivamente. Parte dos alunos do Ensino Fundamental (1,5%) e do Ensino Médio (1,1%) não tiveram registro de rendimento ou movimentação escolar.
Educação na pandemia
O Inep também realizou, pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de Covid-19”, cujos resultados foram diferentes de 2020. O questionário mostra que 9% das escolas ajustaram a data do término do ano letivo de 2021, enquanto esse percentual foi de 43% na edição de 2020. Além disso, em 2021, 83% das instituições de educação básica tiveram atividades de ensino nas modalidades presencial e híbrida.
O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. (Com Agência Brasil)