Documentário sobre os 25 anos da Defensoria Pública é lançado em cinema de Fortaleza
A produção faz homenagem ao grupo de defensores que se mobilizou para instalar a Defensoria no estado
22:19 | Abr. 26, 2022
Em homenagem aos 25 anos da Defensoria Pública do Ceará, a Associação dos Defensores Públicos do Ceará lança o documentário “ADPEC, Nossa História!”. A produção, que narra a luta inicial pela consolidação do órgão no Estado, terá estreia no próximo sábado, dia 30 de abril. A exibição ocorrerá no Cinema RioMar, a partir das 10h30min. A mostra inicial é apenas para convidados, porém, posteriormente, o material será divulgado para que todos tenham acesso.
Leia mais
Esta é a primeira vez na história da DPCE que o órgão será retratado em um documentário, que contará com entrevistas exclusivas. A produção, feita pela Super 7 Filmes, narra o movimento de um grupo de defensores que, em 1993, se mobilizou para instalar a Defensoria Pública no estado. Na época, o exercício da categoria era ligado à Secretaria de Justiça.
No lançamento, após a exibição do documentário, ocorrerá uma cerimônia de coquetéis com a realização de um brinde ao aniversário de 25 anos da Defensoria Pública no Ceará. A ocasião também será uma homenagem ao grupo pioneiro que consolidou a Defensoria no Estado, a ADPEC, aos Defensores e Defensoras Públicas e autoridades que contribuíram para a criação da DPCE.
A Defensoria Pública no Ceará
Criada por meio da Lei Complementar, em junho de 1997, e sancionada pelo então governador Tasso Ribeiro Jereissati, no dia 28 de abril do mesmo ano, a DPCE passou a ser uma instituição que presta assistência judicial e extrajudicial de forma gratuita e integral a população hipossuficiente. “A Defensoria Pública existe para aqueles menos favorecidos, vulneráveis e muitas vezes sem conhecimento dos seus próprios direitos”, comenta a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC), Andréa Coelho.
As ações da Defensoria se estendem desde a Defesa da Mulher, Idoso, Saúde, Direitos do Consumidor, entre outros. “A ADPEC tem pautado diariamente atividades em favor do defensor público, pois enxergamos a categoria e a instituição como ferramentas primordiais para a redução das desigualdades sociais e para consolidação da justiça em prol da população hipossuficiente, haja vista que suas demandas seriam tidas como invisíveis e até mesmo silenciadas se não fossem expressadas por meio dos defensores públicos”, destaca Coelho.
Tenha acesso a todos os colunistas. Assine O POVO+ clicando aqui