Chuva em Fortaleza: veja alagamento que "nunca seca" na avenida Sargento Hermínio
O POVO esteve nesta manhã na avenida Sargento Hermínio, no Centro, e verificou ponto de alagamento. Conforme moradores, o lugar "nunca seca", mesmo após a chuva pararO Ceará começou esta sexta-feira, 22, com chuva em algumas regiões. O Estado tem precipitações desde a noite da quinta-feira, 21. Os dados são dos sistemas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na Capital, o dia começou com chuva e, no meio da manhã, começaram a ser registrados fortes trovões e raios. Um alagamento também foi verificado na avenida Sargento Hermínio, no bairro Monte Castelo.
Augusto Cesar Menezes, 43, dono de uma oficina localizada na avenida Sargento Hermínio, afirma que o alagamento no local permanece há semanas. "Não seca nunca. Era preciso uma semana de sol para secar", disse. O comerciante reclamou ainda dos bichos que aparecem devido ao lixo e a água acumulados, como mosquitos, moscas, escorpiões e ratos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para André Francisco de Sousa Rodrigues, 33, entregador de uma farmácia, o trânsito da região fica ainda mais caótico com a chuva. "A gente se obriga a andar por cima das calçadas. Toda vez que chove é desse jeito." Além disso, ele reclama que o movimento de clientes fica fraco, com poucos tendo "coragem" de estacionar o carro na frente da farmácia.
Pedestres passam com cautela tentando não se molhar, enquanto motoristas dirigem sem ver o asfalto e precisam parar para pedir informações sobre buracos na via.
Os principais locais de precipitação no Ceará foram Jijoca de Jericoacoara, com 60mm; Amontada, com 50 mm e Sobral, com 46 mm. Em Fortaleza, uma breve chuva ocorreu no início da manhã de sexta. No posto Castelão foram registrados 35,2mm. Os dados foram atualizados até as 9h50 desta sexta-feira.
No interior do Estado também há registro: houve pontos isolados no restante Jaguaribe, e atualmente as nuvens seguem em direção ao Sudeste do Sertão Central e Inhamuns. O Norte do Cariri também teve chuvas significativas durante a madrugada.
A previsão da Funceme indicava chances de chuva desde a madrugada em algumas áreas do Estado. Espera-se que a precipitação siga variando entre fraca e moderada ao longo do dia, se concentrando nos seguintes períodos:
- Manhã: Faixa litorânea, sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri;
- Tarde: Litoral Norte, Litoral do Pecém, norte do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana;
- Noite: Sul do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e a macrorregião do Cariri.
Segundo o órgão, a intensidade deve aumentar no sábado, com as chuvas variando de moderadas a fortes. No começo do fim de semana, estima-se que a precipitação atingirá todas as macrorregiões do Ceará.
Na Região Nordeste, segundo o último boletim meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são previstos, até o dia 4 de maio, os menores acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 20 mm em Sergipe e grande parte do estado baiano. No litoral da região, os volumes de chuva poderão ser inferiores a 50 mm, enquanto em grande parte do norte da região, principalmente no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, os acumulados previstos poderão chegar a 125 mm.
(Com informações da repórter Alexia Vieira)