Fora de Fortaleza, praias do Ceará todas têm mar próprio para banho
Dos 35 postos de medição da Semace, apenas um indicou estado "em alerta" para a qualidade da água; restante do litoral cearense está inteiro com mar próprio para banhoO feriado de Tiradentes está propício para aproveitar as praias do Ceará. Além do céu aberto em praticamente todo o Estado, o litoral cearense não apresenta trechos com mar impróprio para banho, exceto em Fortaleza.
Os dados são da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). A análise da poluição no mar do Ceará foi realizada em 24 de março e tem validade de um mês. Na Capital, as medições são realizadas semanalmente, mas, fora de Fortaleza, devido à menor densidade populacional, há menos variação na qualidade da água.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
São feitas coletas da água em 35 praias do Ceará, sendo 17 no litoral Leste e 18 no Oeste. Destes postos de medição, nenhum apresentou, na última análise, índice de poluição com mar impróprio para banho.
Apenas uma análise, no litoral Oeste, teve resultado de nível "em alerta". O índice é usado quando o mar não está na situação ideal, em termos de poluição, mas a água segue própria para banho. O local é o posto de medição 52, na Barra do Cauípe, em Caucaia.
O restante do litoral Oeste do Ceará está totalmente próprio para banho. A região inclui praias com alto fluxo de turistas, como Cumbuco, Flecheiras e Jericoacoara.
Já o litoral Leste do Ceará está inteiramente próprio para banho, segundo a Semace. Locais de movimento intenso, como Porto das Dunas, Morro Branco e Canoa Quebrada, estão adequados para entrada no mar.
A recomendação da Semace é evitar a entrada na água após períodos de chuva intensa. O órgão também orienta não tomar banho caso o mar apresente manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada.