Veja onde ainda é obrigatório o uso de máscara no Ceará
Apesar da flexibilização do uso de máscaras em espaços fechados, alguns ambientes continuam com utilização obrigatória do itemCom a atualização do decreto de controle da Covid-19, o Ceará avança mais um passo na flexibilização do uso de máscaras. Conforme anúncio da governadora Izolda Cela (PDT-CE), o uso do item se torna facultativo em ambientes fechados em todo o território cearense a partir desta sexta-feira, 15. Contudo, a utilização das máscaras segue obrigatória em alguns ambientes.
Segundo informações divulgadas no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira, 14, as exceções à flexibilização do uso de máscaras, isto é, os locais onde o uso de máscara segue obrigatório no Ceará são:
• Unidades de saúde, como hospitais, postos de saúde e UPAs;
• Em veículos de transporte público.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Quanto ao público, a recomendação é que pessoas imunossuprimidas, gestantes, com sinal de contaminação ou em situação que devem evitar qualquer contaminação, incluindo a Covid-19, sigam usando máscaras.
A obrigatoriedade do item de proteção individual passou a ser flexível para lugares abertos há aproximadamente um mês, quando Camilo Santana (PT-CE) ainda estava à frente do Governo do Ceará, no dia 21 de março.
Já para espaços fechados, a decisão foi tomada após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia e tem como base a regressão dos índices de Covid-19 analisados no Estado depois do surto da variante Ômicron no início de 2022, bem como no avanço da vacinação dos municípios.
Izolda Cela, atual governadora do Ceará, destacou que o Estado tem quase 90% da população vacinada com, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19. Porém, apesar do avanço da vacinação, ela afirma que a população deve manter a vacinação, incluindo a dose de reforço (terceira dose).