Hospital da Uece: desabamento de laje deixa um operário morto e outro ferido
Acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13Uma laje das obras de construção do Hospital Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no campus Itaperi, em Fortaleza, desabou na manhã desta quarta-feira, 13. O acidente deixou um operário morto e outro ferido.
O diretor da secretaria de saúde e segurança do trabalho do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza, Francisco Roberto dos Santos, disse que ao chegar ao local foi possível ver que a laje, localizada no segundo andar da obra, tinha rompido, atingindo os trabalhadores. “Tinha um guindaste de peso levando uma viga, e ela rompeu e caiu, pegou os trabalhadores embaixo”, explicou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o diretor do Sindicato, o operário ferido estava sendo atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em seguida foi levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF) para receber atendimento médico. O POVO procurou a unidade hospitalar, por e-mail e mensagens no WhatsApp, às 13h45min, para saber o estado de saúde do trabalhador. O hospital informou que não tem informações sobre a ocorrência e que não pode compartilhar informações sobre pacientes.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Fortaleza informou que a obra abrange cerca de 150 a 200 operários. Em nota, o Consórcio Saúde Ceará, responsável pela obra, lamentou o acidente, confirmando uma morte e a hospitalização de outro operário, que está “recebendo todos os cuidados devidos”.
Ainda segundo a nota, desde o acidente, “foram tomadas todas as providências necessárias de assistência imediata aos trabalhadores envolvidos, bem como aos familiares, prestando todo apoio essencial, e com os órgãos públicos responsáveis para apuração dos fatos”.
A Uece, por meio de assessoria, afirmou que ainda está apurando informações sobre o ocorrido. Equipes da Defesa Civil do Município estiveram no local e verificaram se há mais riscos da estrutura. No local, também estiveram presente carros do Corpo de Bombeiros, além do rabecão da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
A governadora do Estado, Izolda Cela, confirmou que houve uma morte no acidente, além de outro operário ferido. Ela disse ainda que recebeu a notícia com pesar e determinou apuração imediata por parte do Consórcio responsável pela obra, da Superintendência de Obras Públicas e da Polícia Civil. "Meus sentimentos de pesar aos familiares e amigos", afirmou.
Determinei apuração imediata por parte do Consórcio de empresas responsável pela obra, da Superintendência de Obras Públicas e investigação da Policia Civil, além de apoio às famílias das duas vítimas. Meus sentimentos de pesar aos familiares e amigos.
Hospital Universitário da Uece
Anunciado em 2019, o Hospital Universitário da Uece teve ordem de serviço assinada apenas em janeiro deste ano. O equipamento abarcará uma área de 79,5 mil metros quadrados (m²) e terá 654 leitos (470 de internação geral e 184 de terapia intensiva). O projeto prevê um edifício de três torres — clínica, cirúrgica e materno-infantil.
Ao todo, serão erguidos sete pavimentos que reunirão mais de 30 especialidades médicas. A obra inclui um heliporto. Quase R$ 275 milhões, bancados pelo governo estadual serão destinados a pôr a edificação de pé. De acordo com o Governo do Ceará, a previsão é que ele seja entregue até o fim deste ano.
A proposta do equipamento é atender a casos de alta complexidade, dando suporte a hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e do interior do Estado.
Com informações das repórteres Alexia Vieira e Mirla Nobre
Atualizada às 15h05min