Com mais de 135 mm em 24 horas, Fortaleza bate recorde de chuvas em 2022
Choveu em pelo menos 84 municípios cearenses. Previsão é de chuvas em todas as regiões nesta terça e quarta-feiraMais um dia amanhece com fortes chuvas em Fortaleza. A precipitação, que começou na noite da segunda-feira, 28, seguiu pela madrugada e permanece na manhã desta terça-feira, 29. No período, a Capital teve seu maior acumulado deste ano; foram 135,8 mm registrados no posto Caça e Pesca.
Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo menos 84 municípios cearenses registraram chuvas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo dados de radar da Funceme, as chuvas das últimas horas no Estado se concentram na faixa litorânea. As áreas com maior precipitação estão no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém.
Nas outras macrorregiões, há apenas alguns pontos isolados de chuva no Cariri e no Sul do Sertão Central e Inhamuns. Os ventos a Oeste indicam que a precipitação deve se estender ao Litoral Norte, com a possibilidade de chegar à Ibiapaba nas próximas horas.
Conforme a Funceme, até a quarta-feira, 30, todas as macrorregiões do Ceará devem registrar chuva. A maior concentração deve ocorrer na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba.
Acumulado de chuvas em Fortaleza e no Ceará
Ainda de acordo com dados da Funceme, o acumulado de chuvas em março já superou a média histórica do Ceará no mês. Entre as 7 horas de ontem e as 7 horas desta terça-feira, choveu em pelo menos 84 municípios do Estado.
Confira abaixo os pontos de medição com maiores índices no Estado, conforme balanço parcial atualizado às 8h30min:
- Fortaleza (Posto: CAÇA E PESCA): 135,8 mm
- Fortaleza (Posto: MESSEJANA): 57,4 mm
- Brejo Santo (Posto: POÇO DO PAU): 42 mm
- Acaraú (Posto: ACARAU): 40 mm
- Paracuru (Posto: PARACURU): 35,6 mm
- Fortim (Posto: FORTIM): 35 mm
- Itapipoca (Posto: PRAIA DA BALEIA): 33,8 mm
- Paraipaba (Posto: PARAIPABA) : 32,1 mm
- Saboeiro (Posto: SABOEIRO) : 32 mm
- Araripe (Posto: BREJINHO): 31,4 mm
Impacto das chuvas no trânsito de Fortaleza
Nota da AMC
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que atua, nesta terça-feira (29/03), conforme protocolos de emergência para minimizar os impactos no tráfego, como o acompanhamento via videomonitoramento dos principais pontos impactados e o planejamento prévio dos desvios de tráfego.
Nesta manhã, o túnel da Av. Alberto Sá está bloqueado. Orientadores de tráfego da AMC estão no local. A orientação aos condutores é seguir por cima do viaduto, retornar pela própria avenida e pegar a Av. Engenheiro Santana Júnior e Prof. Sila Ribeiro.
Agentes da AMC também atuam no bloqueio da Av. Engenheiro Santana Júnior (sentido praia) sobre a ponte do Rio Cocó, em apoio à equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Os condutores que vierem pela Av. Washington Soares devem seguir pela Av. Sebastião de Abreu.
Agentes da Autarquia também controlam o tráfego em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) no viaduto da Av. Oliveira Paiva, sobre a BR-116.
Quanto à rede semafórica, falhas no fornecimento de energia provocam, instabilidade no funcionamento de alguns semáforos da cidade. Agentes e orientadores de tráfego estão, neste momento, prestando apoio aos condutores em 18 cruzamentos com maior fluxo de veículos.
- Av. Doutor Theberge
- Av. Ministro Albuquerque Lima
- Av. José Bastos
- Av. Duque de Caxias
- Av. Heráclito Graça
- Av. João Pessoa
- Av. Padre Antônio Tomás
- Av. Raul Barbosa e vias secundárias
- Av. Pontes Vieira
- Av. Pessoa Anta
- Av. 13 de Maio
- Av. Gomes de Matos
- Av. Eduardo Girão
- Av. Coronel Matos Dourado
- Túnel Borges de Melo
- Túnel Wenefrido Melo
- Tunel Rogaciano Leite
Em casos de alagamento, quedas de árvores e outras ocorrências, a população pode acionar a AMC via Ciops pelo número 190.