Com mais de 135 mm em 24 horas, Fortaleza bate recorde de chuvas em 2022

Choveu em pelo menos 84 municípios cearenses. Previsão é de chuvas em todas as regiões nesta terça e quarta-feira

05:53 | Mar. 29, 2022

Por: Bemfica de Oliva
O ACUMULADO de chuvas em março foi de 267 mm no Ceará (foto: Thais Mesquita/ O POVO)

Mais um dia amanhece com fortes chuvas em Fortaleza. A precipitação, que começou na noite da segunda-feira, 28, seguiu pela madrugada e permanece na manhã desta terça-feira, 29. No período, a Capital teve seu maior acumulado deste ano; foram 135,8 mm registrados no posto Caça e Pesca.

Conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pelo menos 84 municípios cearenses registraram chuvas. 

Segundo dados de radar da Funceme, as chuvas das últimas horas no Estado se concentram na faixa litorânea. As áreas com maior precipitação estão no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém.

Nas outras macrorregiões, há apenas alguns pontos isolados de chuva no Cariri e no Sul do Sertão Central e Inhamuns. Os ventos a Oeste indicam que a precipitação deve se estender ao Litoral Norte, com a possibilidade de chegar à Ibiapaba nas próximas horas.

Conforme a Funceme, até a quarta-feira, 30, todas as macrorregiões do Ceará devem registrar chuva. A maior concentração deve ocorrer na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba.

Acumulado de chuvas em Fortaleza e no Ceará

Ainda de acordo com dados da Funceme, o acumulado de chuvas em março já superou a média histórica do Ceará no mês. Entre as 7 horas de ontem e as 7 horas desta terça-feira, choveu em pelo menos 84 municípios do Estado.

Confira abaixo os pontos de medição com maiores índices no Estado, conforme balanço  parcial atualizado às 8h30min:

  • Fortaleza (Posto: CAÇA E PESCA): 135,8 mm 
  • Fortaleza (Posto: MESSEJANA): 57,4 mm
  • Brejo Santo (Posto: POÇO DO PAU): 42 mm
  • Acaraú (Posto: ACARAU): 40 mm
  • Paracuru (Posto: PARACURU): 35,6 mm
  • Fortim (Posto: FORTIM): 35 mm
  • Itapipoca (Posto: PRAIA DA BALEIA): 33,8 mm
  • Paraipaba (Posto: PARAIPABA) : 32,1 mm
  • Saboeiro (Posto: SABOEIRO) : 32 mm
  • Araripe (Posto: BREJINHO): 31,4 mm

 

Impacto das chuvas no trânsito de Fortaleza

Nota da AMC

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informa que atua, nesta terça-feira (29/03), conforme protocolos de emergência para minimizar os impactos no tráfego, como o acompanhamento via videomonitoramento dos principais pontos impactados e o planejamento prévio dos desvios de tráfego.

Nesta manhã, o túnel da Av. Alberto Sá está bloqueado. Orientadores de tráfego da AMC estão no local. A orientação aos condutores é seguir por cima do viaduto, retornar pela própria avenida e pegar a Av. Engenheiro Santana Júnior e Prof. Sila Ribeiro.

Agentes da AMC também atuam no bloqueio da Av. Engenheiro Santana Júnior (sentido praia) sobre a ponte do Rio Cocó, em apoio à equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Os condutores que vierem pela Av. Washington Soares devem seguir pela Av. Sebastião de Abreu.

Agentes da Autarquia também controlam o tráfego em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) no viaduto da Av. Oliveira Paiva, sobre a BR-116.

Quanto à rede semafórica, falhas no fornecimento de energia provocam, instabilidade no funcionamento de alguns semáforos da cidade. Agentes e orientadores de tráfego estão, neste momento, prestando apoio aos condutores em 18 cruzamentos com maior fluxo de veículos.

A AMC orienta também alguns condutores a redobrarem a atenção em alguns pontos da cidade em dias de chuva, como:

- Av. Doutor Theberge
- Av. Ministro Albuquerque Lima
- Av. José Bastos
- Av. Duque de Caxias
- Av. Heráclito Graça
- Av. João Pessoa
- Av. Padre Antônio Tomás
- Av. Raul Barbosa e vias secundárias
- Av. Pontes Vieira
- Av. Pessoa Anta
- Av. 13 de Maio
- Av. Gomes de Matos
- Av. Eduardo Girão
- Av. Coronel Matos Dourado
- Túnel Borges de Melo
- Túnel Wenefrido Melo
- Tunel Rogaciano Leite

Em casos de alagamento, quedas de árvores e outras ocorrências, a população pode acionar a AMC via Ciops pelo número 190.

 

Mais notícias do Ceará