Homem suspeito de extorquir e raptar empresários é preso em Pacajus

Homem é suspeito de raptar as vítimas e exigir dinheiro para liberá-las

07:25 | Mar. 24, 2022

Por: Redação O POVO
Foram encontradas armas e munições com o suspeito (foto: SSPDS)

Após trabalho minucioso de investigação, a Polícia Civil prendeu um homem de 59 anos suspeito de extorquir e raptar empresários. O criminoso foi preso em flagrante nessa terça-feira, 22, em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com ele, foram apreendidas quatro armas de fogo, duas espingardas e dois revólveres, além de munições.

De acordo com a Polícia Civil, o homem, identificado por José Maria Rocha, raptava as vítimas e solicitava uma quantia em dinheiro para liberá-las. Outras investigações apontam a participação dele em roubos a banco e a carros-fortes.

Comercialização de armas

Segundo investigações policiais, ele ainda é responsável por fabricar e vender armas de fogos. Além da fabricação, segundo levantamentos investigativos, ele é apontado como mentor e executor de diversos crimes de extorsão mediante sequestro. 

Segundo a operação policial, o homem escolhia as vítimas baseando-se no poder aquisitivo delas. Em seguida, elas eram arrebatadas e levadas a um local, onde eram ameaçadas e agredidas fisicamente.

Posteriormente, eram liberadas com as obrigações de pagar a quantia exigida por ele. Entre alguns casos, caso a vítima não pagasse a quantia solicitada, o suspeito seguia com as ameaças, além de, algumas vezes, efetuar disparos de arma de fogo no comércio ou nas residências delas.

A Polícia Civil destacou que a investigação vinha sendo realizada há aproximadamente quatro meses. Após constatar a localização do homem, os investigadores foram até seu imóvel.

No local, os policiais foram recebidos pelo infrator. Na casa, foram encontrados duas espingardas calibre 12 com numeração raspada, dois revólveres de calibres 32 e 38.

Denúncias

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 018
11º Distrito Policial (DP): (85) 3101 2233