Bombeiro e cadela são primeira equipe de rastreamento individual do Ceará
Curso realizado em Natal (RN) formou cabo da corporação e cadela farejadora para buscas individuais; técnica é conhecida por mantrailing e fareja odor específico de pessoasDiz o ditado que o cão é o melhor amigo do homem. Para as forças de segurança, os animais, com frequência, também são excelentes colegas de trabalho. Uma dupla do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) é mais uma comprovação dessa parceria.
O cabo João Alves de Matos Neto, da Companhia de Busca com Cães (CBCães), e a cadela Iara, se tornaram a primeira equipe do Ceará certificada na técnica de mantrailing. A capaciticação foi realizada em Natal (RN), entre 7 e 12 de março.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A técnica consiste no rastreio de odores de pessoas específicas, como costuma ser visto em filmes e séries, com o uso de roupas ou objetos pessoais do alvo das buscas. A técnica pode ser usada, por exemplo, para farejar vítimas em desastres, ou na procura por suspeitos de crimes.
Segundo o capitão Eliomar Cordeiro Alves, que coordena o CBCães, a escolha do cabo foi feita por sua dedicação no canil da corporação. A cadela Iara, por sua vez, foi selecionada pelas capacidades fisiológicas da raça: branco alemão de pelo curto, também conhecido como pointer alemão.
Com a conclusão do curso, Iara é a primeira da espécie a obter a certificação de Cão de Odor Específico no Ceará. João, também formado na capacitação, será seu companheiro nas buscas.