Quatro açudes estão com 100% da capacidade no Ceará, mas crise hídrica ainda preocupa
Mês de fevereiro não foi bom para acumulação dos reservatório, avalia diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, Bruno RebouçasQuatro açudes estão com 100% da capacidade no Ceará. Os reservatórios que estão sangrando são (1) Germinal, município de Palmácia; (2) Tijuquinha, em Baturité; (3) Rosário, em Lavras de Mangabeira e (4) Ubaldinho, no Cedro. Atualmente, o nível médio dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), é de 21,45%.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Estatística (Funceme), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), indutora de chuvas, se afastou do Ceará e a tendência é de queda no volume de precipitações no Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Pelo menos 71 açudes estão com a capacidade abaixo de 30% e nove estão secos. Conforme o diretor de Operações da Cogerh, Bruno Rebouças, os principais reservatórios do Ceará permanecem com volumes inferiores ao mesmo período do ano passado.
"O volume atual dos reservatórios é melhor do que já tivemos durante o auge da crise hídrica no Estado, no entanto, ainda estamos em alerta. O mês de fevereiro não foi bom para acúmulo dos reservatórios. A expectativa é que nos próximos meses possamos reverter pelo menos parcialmente esse quadro", relata o diretor de Operações.
No ano de 2021, no mesmo período, três chegaram a essa capacidade. São eles: Caldeirões, em Saboeiro; Germinal, na Palmácia e Barragem do Batalhão, em Crateús. Naquele período, o nível médio dos 155 reservatórios monitorados pela Cogerh era de 26,2%. Além disso, 56 reservatórios estavam com capacidade abaixo de 30%.
Por fim, Bruno informa que Cogerh atua com precaução para evitar os quadros de seca. "Ao final da quadra chuvosa, nós fazemos a alocação negociada de agua para definir como será o uso daquele recurso. Nós vivemos em uma região de semiárido, por tanto é importante economizar água e consumi-la de maneira consciente", relata.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente