Com queda de casos de Covid, Ceará retoma cirurgias eletivas a partir desta segunda
Ministério da Saúde define as cirurgias eletivas como procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, podendo assim ser agendados. Anúncio foifeito pelo titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Marcos GadelhaCom a queda de casos de Covid-19, o Ceará retoma cirurgias eletivas a partir desta segunda-feira, 14. A informação é do titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Marcos Gadelha, divulgada nesta manhã. As cirurgias haviam sido interrompidas na primeira semana de janeiro deste ano.
Desde outubro até o início de dezembro de 2021, pelo menos 6 mil cirurgias de média e alta complexidade foram realizadas no Ceará, quando o Governo do Estado anunciou plantão 24 horas na rede hospitalar estadual para acelerar a fila de espera por cirurgias eletivas, afetada pela pandemia.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A meta do programa era zerar a fila de mais de 30 mil pessoas que aguardavam por procedimentos cirúrgicos no Ceará. O Ministério da Saúde define as cirurgias eletivas como procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, podendo assim ser agendados.
O secretário elencou os pontos que contribuíram para o retorno das cirurgias no Ceará: "Isso só é possível em virtude da melhora no cenário epidemiológico. Quando nós tivemos uma diminuição importante nos atendimentos nas UPAs e Unidades Básicas de Saúde, diminuição relativa da positividade nos exames de Covid-19, o que significa uma menor transmissibilidade do vírus, e uma demanda menor por leitos de enfermaria e UTI", argumenta.
"Hoje nós temos evoluído com o aumento da cobertura vacinal. Ressaltamos a importância do cidadão aderir a vacinação para que possamos avançar em programas como os da cirurgias eletivas", finaliza.
Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui