Mais 68 novas escolas: Camilo anuncia a expansão do ensino integral no Ceará

"A escola de tempo integral protege a nossa juventude", disse Camilo durante anúncio nesta sexta-feira, 11

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta sexta-feira, 11, a ampliação de unidades de educação feita pelo Governo do Ceará, assim como o aumento do número total de escolas da rede. No total, serão 68 novas escolas de tempo integral no Ceará. O lançamento foi realizado em uma cerimônia, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará. O evento também contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.

Em seu discurso, o governador disse que o grande caminho para construir um país melhor é através da educação. De acordo com Camilo, o Ceará tem 82 das 100 melhores escolas públicas do Brasil. Além disso, ele informou que das 100 escolas de ensino médio mais bem avaliadas do Brasil, 55 são cearenses.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Nós falamos tanto de violência. Achamos que segurança só se resolve só com Polícia. Mas muitos países ricos mostraram que a prevenção é muito importante. A forma de prevenir é criar espaços de lazer para as comunidades e apostando em escolas de tempo integral."

O governador destacou a importância das escolas de tempo integral. "A escola de tempo integral protege a nossa juventude. Faz com que os jovens tenham três refeições na instituição. E no segundo período, o estudante vai fazer um curso, esporte, aprender uma nova língua”, argumenta o governador.

“Eu fico arrepiado e emocionado quando passo por esses estudantes. Quando eu vejo a meninada fazendo programação, criando games, realizando reciclagem de materiais, em massoterapia, design. (...) A gente gosta de ver nossos alunos crescendo, passando em cursos de Medicina, Engenharia e Direito. Antigamente só quem tinha direito era o filho do rico, hoje, não. A gente precisa dar oportunidades iguais a todos. Esse é o papel do Estado”, conclui Camilo.

Durante o anúncio, Camilo também falou sobre o Programa Busca Ativa Escolar, que engaja estudantes na procura por colegas ausentes. A iniciativa possibilita que estudantes sejam selecionados como monitores para auxiliar a trazer de volta os colegas que haviam se distanciado dos estudos. "Nós não podemos perder um aluno fora da escola. Hoje temos 3 mil bolsistas para realizar essa atividade de regaste do aluno", finaliza Camilo.

Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

educação escolas tempo integral escolas Ceará governo do Ceará Ceará escolas tempo integral ensino

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar