Mais 68 novas escolas: Camilo anuncia a expansão do ensino integral no Ceará
"A escola de tempo integral protege a nossa juventude", disse Camilo durante anúncio nesta sexta-feira, 11
12:17 | Fev. 11, 2022
O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta sexta-feira, 11, a ampliação de unidades de educação feita pelo Governo do Ceará, assim como o aumento do número total de escolas da rede. No total, serão 68 novas escolas de tempo integral no Ceará. O lançamento foi realizado em uma cerimônia, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará. O evento também contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.
Em seu discurso, o governador disse que o grande caminho para construir um país melhor é através da educação. De acordo com Camilo, o Ceará tem 82 das 100 melhores escolas públicas do Brasil. Além disso, ele informou que das 100 escolas de ensino médio mais bem avaliadas do Brasil, 55 são cearenses.
"Nós falamos tanto de violência. Achamos que segurança só se resolve só com Polícia. Mas muitos países ricos mostraram que a prevenção é muito importante. A forma de prevenir é criar espaços de lazer para as comunidades e apostando em escolas de tempo integral."
O governador destacou a importância das escolas de tempo integral. "A escola de tempo integral protege a nossa juventude. Faz com que os jovens tenham três refeições na instituição. E no segundo período, o estudante vai fazer um curso, esporte, aprender uma nova língua”, argumenta o governador.
Leia mais
-
Professores de Maracanaú deflagram greve em meio a protestos por reajuste de 33,24%
-
Professores do Ceará terão aumento de 33,34%, acima da previsão federal, anuncia Camilo
-
Assembeia aprova gratificação de 33% para secretários escolares e assessores financeiros
-
Servidores da Seduc pedem conclusão de análise do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações
-
Projeto oferta atendimento psicológico gratuito para alunos no interior do Ceará
“Eu fico arrepiado e emocionado quando passo por esses estudantes. Quando eu vejo a meninada fazendo programação, criando games, realizando reciclagem de materiais, em massoterapia, design. (...) A gente gosta de ver nossos alunos crescendo, passando em cursos de Medicina, Engenharia e Direito. Antigamente só quem tinha direito era o filho do rico, hoje, não. A gente precisa dar oportunidades iguais a todos. Esse é o papel do Estado”, conclui Camilo.
Durante o anúncio, Camilo também falou sobre o Programa Busca Ativa Escolar, que engaja estudantes na procura por colegas ausentes. A iniciativa possibilita que estudantes sejam selecionados como monitores para auxiliar a trazer de volta os colegas que haviam se distanciado dos estudos. "Nós não podemos perder um aluno fora da escola. Hoje temos 3 mil bolsistas para realizar essa atividade de regaste do aluno", finaliza Camilo.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui