Região Metropolitana de Fortaleza amanhece com pancadas de chuva; cenário se mantém até sexta-feira

No posto de Aquiraz foram registrados 84 mm. Tendência é de precipitações em todo o Ceará, principalmente no Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri e Sertão Central e Inhamuns

Moradores da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) acordaram sob pancadas de chuva nesta quarta-feira, 26. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na macrorregião do Litoral de Fortaleza, as chuvas são esperados principalmente pela manhã.

Dados registrados pela Funceme e atualizados às 7h20min, indicam que, nas 24 horas entre as 7h de ontem e as 7h de hoje, Aquiraz (no posto Sítio Sapucaia Fagundes) apresentou acumulado de 84 mm. Já em Maranguape (no posto Maranguape), foram 20 mm. Em Fortaleza, no posto Messejana, foram 7,8 mm.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda de acordo com a Fundação, a tendência é de precipitações em todo o Ceará, principalmente no Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.

Para essa quarta-feira, 26, a previsão é de céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões. Chuvas são esperadas em todas as macrorregiões. Destaca-se a parte oeste e sul do Ceará com mais condições de apresentarem os maiores acumulados ao longo do dia.

A tendência de céu nublado e alta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões deve se manter até sexta-feira, 28.

Como se mede a chuva?

De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. O índice é calculado em milímetros. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado.

Se dissermos, por exemplo, que em certo posto o registro foi de 20 mm, significa que, se houvesse ali uma caixa aberta com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 20 mm de altura. Ou seja, naquele dia e naquela localidade,  20 litros de água caíram em um metro quadrado.

Previsão de fevereiro a abril

O prognóstico climático divulgado pela Funceme para o período entre fevereiro e abril indica 40% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno dela e ainda 20% de chances de precipitações abaixo da normal climatológica.

“As probabilidades são as chances desses acumulados caírem nessas categorias", explica a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto. Segundo ela,  o indicativo de mesma probabilidade para em torno ou acima da normal climatológica é justificado pelas incertezas envolvidas na previsão climática, principalmente neste ano relacionadas ao oceano Atlântico. As condições oceânica no Atlântico têm "mudado bastante", passando "de uma condição muito favorável agora para uma condição mais neutra". 

De acordo com a Fundação, a previsão se dá a partir da análise das condições atmosféricas e oceânicas, além dos resultados de modelos numéricos. Em relação ao mesmo período do ano passado, o cenário é mais otimista. Em 2021, a maior probabilidade era de precipitações abaixo da média, o que acabou se confirmando ao final do trimestre.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas ceara chuvas fortaleza previsão do tempo funceme pancada de chuva

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar