Bombeiros do Ceará encerram missão de socorro às vítimas das enchentes na Bahia
Militares atuaram em ações de resgate durante nove dias em três municípios baianos
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE) encerrou, nessa segunda-feira, 4, a missão especial de socorro às vítimas das enchentes no sul da Bahia. No total, 25 militares, seis viaturas e uma aeronave foram deslocados para o estado vizinho com o objetivo de reforçar ações de resgate e orientar a população sobre medidas de prevenção que devem ser adotadas durante temporais.
A corporação estava em solo baiano desde o dia 25 de dezembro, por determinação do governador Camilo Santana (PT), um dos primeiros chefes de executivo estadual a disponibilizar ajuda ao colega Rui Costa (PT). Ao anunciar o envio das equipes, Camilo frisou que a missão seria realizada pelo tempo que fosse necessário. A desmobilização ocorreu devido à diminuição no volume de chuvas, que afastou temporariamente risco de novas enchentes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante os nove dias em missão, os bombeiros atuaram em ações de salvamento, distribuição de cestas básicas, cortes de árvores e no transporte de moradores entre diferentes localidades. O trabalho foi desenvolvido nos municípios de Itapé, Aurelino Leal e Itabuna, abrangendo localidades urbanas e rurais. Nas atividades, os militares tiveram que usar equipamentos de proteção individual específicos, como coletes salva-vidas, cilindros, máscara full face — que cobre todo o rosto —, kit de primeiros socorros, croque marítimo telescópico e capacete de mergulho.
Em reconhecimento ao trabalho dos bombeiros, o comandante geral do CBM-CE, coronel Ronaldo Roque, conferiu o certificado “Superando Expectativas” ao grupo que participou da missão. “A nossa força-tarefa desenvolveu muito bem esse trabalho, demonstrando, acima de tudo, o quanto os integrantes do Corpo de Bombeiros possuem amor ao próximo. E cabe registrar que a partida foi num período em que as famílias geralmente se recolhem para celebrar de forma conjunta o Natal e o ano novo. No entanto, eles deixaram as suas e foram ajudar famílias que estavam separadas por uma tragédia na Bahia”, ressaltou.
Além do Ceará, outros 14 estados mais o Distrito Federal também enviaram militares do Corpo de Bombeiros para ações de socorro às vítimas das inundações na Bahia. Com a diminuição da intensidade das chuvas, as equipes estão sendo desmobilizadas desde o último domingo, 2.
Colunistas sempre disponíveis e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui