Caucaia discute planejamento e impactos ambientais de duplicação da CE-090, que dá acesso ao Cumbuco

Obra propõe a duplicação da CE-090, com faixa de domínio de 20 metros para cada lado. A obra também inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Barra Nova para viabilizar o traçado duplicado.

Foi realizado uma audiência pública nesta sexta-feira, 3, para discutir um estudo de impacto ambiental da obra referente à construção e ampliação da CE-090, no trecho Icaraí-Cumbuco, no município de Caucaia. O evento foi promovido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A obra propõe a duplicação da CE-090, com faixa de domínio de 20 metros para cada lado. A obra também inclui a construção de uma nova ponte sobre o Rio Barra Nova para viabilizar o traçado duplicado.

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A obra deve ser iniciada com a duplicação da ponte até a rua Almirante Pedro de Frontim. Após a aprovação do projeto, a perspectiva é que a obra dure oito meses para ser concluída. O evento foi transmito ao vivo via YouTube da Superintendência.

A representante da Superintendência de Obras Públicas (SOP-CE), Larissa Augusto, relata que, como se trata de uma duplicação, a obra deve inviabilizar somente metade da estrada.

"O carro sempre vai conseguir transitar na avenida principal. Como há uma largura de plataforma boa, não precisa fechar completamente. Se algum trecho for interditado, as pessoas podem realizar o desvio", afirma a representante.

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A SOP informa ao O POVO que o projeto tem como objetivo proporcionar maior fluidez de tráfego e segurança aos usuários da rodovia. O trecho possui extensão de 6,57 km, que vai receber pavimentação, revestimento asfáltico, intervenções de drenagem, bueiros e pontes, além de sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental. A obra está orçada em aproximadamente R$ 17 milhões.

A CE-090 é a principal rodovia do litoral de Caucaia. A via leva aos principais destinos de praias da cidade, como Icaraí, Pacheco, Tabuba e Cumbuco. A Semace acredita que com a duplicação da CE-090, o setor de turismo seja o maior beneficiado. "O novo acesso poderá alavancar e incrementar ainda mais a demanda turística da região litorânea caucaiense", ressalta em nota.

Meio Ambiente

 

Durante a audiência, houve a abordagem dos aspectos ambientais que poderiam ser impactados pela obra, como o meio físico (rios, solos), meio antrópico (a população interagindo com o espaço) e o meio biótico (fauna e flora). Para gerar impactos reduzidos ao meio ambiente foi contratado uma equipe para realizar esse estudo, representada pelo engenheiro florestal Jailson Machado.

Os estudos trazidos pelo engenheiro florestal apontaram que a obra, sem o planejamento do cálculo do impacto físico, antrópico e biótico, as vias continuariam inundadas, o trânsito engarrafado e os bueiros ainda quebrados. Por fim, Jailson também confirmou a aplicação da Compensação Ambiental, que seria um mecanismo financeiro que visa contrabalançar os impactos ambientais ocorridos ou previstos no processo de licenciamento ambiental.  

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