Polícia prende no RS mulher conhecida como "Majestade", atuante no tráfico de drogas no Ceará

Valeska era investigada pela Polícia do Ceará desde o ano passado. A mulher, considerada do alto escalão de facção criminosa no Ceará, estava no Rio Grande do Sul

12:19 | Ago. 31, 2021

Por: Levi Aguiar
Polícia em ação contra o tráfico de drogas no Ceará (foto: Reprodução/Policia Civil)

Francisca Valeska Pereira Monteiro, ou "Majestade", como gostava de ser chamada, foi presa em uma operação da Policia Civil do Ceará (PC-CE) no Rio Grande do Sul. Ela é apontada como responsável pelo controle financeiro e distribuição de pontos de tráfico de drogas de uma organização criminosa no Ceará. Ela seria considerada do primeiro escalação dentro da facção.

A mulher de 27 anos já responde por roubo, associação criminosa, crime contra a fé pública e tráfico de drogas e foi presa novamente na quinta-feira, 26. A PC-CE percorreu cerca de 4 mil quilômetros para capturar a mulher, que estava com o mandado de prisão preventiva em aberto no Ceará. Esta não é a primeira vez que a polícia cearense atua fora do Estado em 2021.

"Já realizamos mais de 40 prisões fora do Ceará, neste ano. Todas essas prisões são extremamente importantes para a repressão do crime organizado no nosso Estado", explica o delegado adjunto da delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Wilson Camelo.

De acordo com Cleber Farias, delegado titular da Draco, Valeska estava sendo investigada pela polícia civil desde o fim de 2020. "Ela já era um alvo em monitoramento desde o final do ano passado, quando foi verificado o envolvimento com esse grupo de atuação no Ceará. Ela já havia rompido a tornozeleira eletrônica por duas vezes".

De acordo com a polícia, Valeska apresentou resistência no momento da prisão e foi necessária a ajuda da polícia de Gramado para concretizar a operação. A suspeita, presa no Rio Grande do Sul, foi transferida para Fortaleza.

Na mesma quinta-feira, 26, policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) haviam realizado uma prisão e uma apreensão de suspeitos de envolvimento na mesma facção de Valeska, com apreensão de duas pistolas e 80 munições. 

As investigações dos agentes de segurança indicam que a suspeita estava aproveitando as férias e conhecendo pontos turísticos da cidade de Gramado. Antes de ir para Gramado, ela já tinha passado um tempo no Rio de Janeiro.

Com informações do repórter Gabriel Borges