Governo irá contratar brigadistas para combater incêndios florestais no Estado
Os 60 brigadistas temporários devem passar por treinamento com o Corpo de Bombeiros. Além de atuarem no combate a incêndios, também executarão ações de educação ambientalO governador Camilo Santana sancionou, nesta quarta-feira, 25, a lei que permite ao Governo do Ceará realizar a contratação temporária de brigadistas para incêndios florestais. De acordo com o político, o objetivo da legislação é prevenir e combater o avanço do fogo em áreas de vegetação do Estado, mais incidentes no segundo semestre. Poderão ser contratados até 60 brigadistas para reforçar as equipes de combate.
O anúncio foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e contou com as participações do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno; do tenente-coronel Isaac Rodrigues, comandante do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) e do coronel Helder Silva, coordenador do gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Temos enfrentado os problemas das queimadas desde sempre, mas com maior incidência nesse segundo semestre, época em que está em tempo de seca e com muitos ventos no Ceará", comentou o governador do Ceará. Em 2020, foram registrados 6.145 incêndios florestais. Já em 2021, até o momento, houve 1.534 ocorrências desse tipo.
"Já havíamos ampliado como bases do Corpo de Bombeiros no interior, como a que inauguramos em Quixadá, e vamos seguir ampliando. E hoje, através de uma importante iniciativa da secretaria do Meio Ambiente (Sema) vamos poder contratar de forma temporária brigadistas florestais para combater os incêndios, junto com o Corpo de Bombeiros, em regiões com maior incidência de queimadas ”, completou Camilo Santana, durante a assinatura da lei.
Segundo o projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 12 de agosto, os órgãos estaduais que compõem o Comitê do Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna) poderão efetuar contratação de profissionais para exercer a função de brigadista florestal, fato celebrado pelo secretário do Meio Ambiente.
Segundo Artur Bruno, um edital para a contratação dos brigadistas temporários será publicado em breve. Os novos integrantes devem integrar as áreas de maior necessidade dentro do Corpo de Bombeiros e irão passar por treinamento específico da corporação.
“Além do combate aos incêndios, os brigadistas temporários irão trabalhar com ações de educação ambiental e apoio com as demais Forças de Segurança do Estado, acompanhando ações dos bombeiros e do BPMA, sempre de acordo com a Sema. Graças a esta gestão temos os equipamentos mais atualizados, a nível de mundo, e com esse acréscimo aumentaremos o efetivo de combate ao fogo em 30%”, completou Sandro Caron.