Tremor de terra é registrado em Irauçuba nesta terça; é o quinto evento no CE em um mês

Informações sobre o evento foram repassadas para Defesa Civil do Ceará. Esse é o quinto abalo sísmico que ocorre no Estado em um mês

14:47 | Ago. 03, 2021

Por: Mirla Nobre
Tremor de terra de magnitude 2.6 mR atingiu o município de Irauçuba, no Ceará. Esse é o quinto evento que atinge o Estado em um mês (foto: LabSiS/UFRN)

Na manhã desta terça-feira, 3, um tremor de terra de magnitude 2.6 mR (magnitude regional brasileira) atingiu o município de Irauçuba, localizado a 157,3 quilômetros de Fortaleza. O evento ocorreu por volta das 6h04min e foi observado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSiS/UFRN). Moradores da região relataram ter sentido um estrondo decorrente do abalo sísmico.

Segundo o LabSiS, uma moradora da localidade de Cuité, em Irauçuba, enviou um áudio para o Laboratório, via Whatsapp, informando que sentiu o tremor de terra e um estrondo no horário do evento registrado pelas estações sismográficas. O Laboratório destacou que o evento observado nesta manhã teve magnitude considerada baixa, e que seguirá monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no Estado.

LEIA MAIS | "A casa parecia sacudida por demônios invisíveis": os 40 anos do maior terremoto do Ceará

Esse é o quinto evento observado no Ceará no decorrer de um mês. O último tremor de terra ocorreu no dia 23 de julho, no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e teve magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. Em julho, nos dias 3, 6 e 9, foram registrados tremores nos municípios de Santa Quitéria, Sobral e Cariré. Com magnitudes de 2.0, 1.5 e 1.8, respectivamente. 

Confira os registros:

- 03/07/2021 - Magnitude: 2.0 mR - Santa Quitéria CE

- 06/07/2021 - Magnitude: 1.5 mR - Sobral CE

- 09/07/2021 - Magnitude: 1.8 mR - Cariré CE

- 23/07/2021 - Magnitude: 1.8 mR - Maranguape CE

De acordo com o mestre em geofísica e técnico do LabSiS, Eduardo Menezes, os tremores na ordem de grandeza de 1.5 até 3.0 têm poucos efeitos, sendo pouco sentido pelos moradores, principalmente se ocorrerem no período da manhã. Eduardo destaca que os tremores acima de 3.0 são considerados os mais notados, tanto no período da noite como durante o dia, e os que podem gerar uma maior preocupação são os eventos acima de 4.0. Esse último, conforme o técnico do LabSis, já são observados alguns danos estruturais, como deslocamento de telhas e trincas e fissuras nas paredes.

Ainda segundo o LabSiS, todas as informações referentes ao tremor desta terça-feira já foram repassadas para a Defesa Civil do Estado do Ceará. O POVO procurou o órgão para saber se foram registrados impactos físicos em decorrência do abalo sísmico e aguarda resposta.