Saiba quais serviços no Ceará já voltaram a atender presencialmente

Com a queda dos índices da Covid-19 no Ceará e o avanço da vacinação contra a doença, a retomada do atendimento presencial tornou a ser uma realidade

17:00 | Ago. 02, 2021

Por: Gabriela Almeida
Cirme ocorreu em julho de 2017 (foto: reprodução/Tribunal de Justiça do Estado do Ceará )

O Ceará chegou ao segundo semestre do ano ensaiando uma volta à "normalidade" quanto ao funcionamento de serviços e instituições. Isso porque, com a queda dos índices da Covid-19 na Unidade Federativa e o avanço da vacinação contra a doença, a retomada do atendimento presencial tornou a ser uma realidade executada por setores gradualmente e sob orientações do decreto estadual. 

Entre as entidades que retomaram com o atendimento presencial estão os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e as unidades Vapt Vupt de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Algumas instituições, como a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), atendem tanto presencialmente como de forma virtual.

| LEIA MAIS | 

Vacinação Covid-19: Fortaleza alcança marca de 2 milhões de doses aplicadas

Veja universidades que voltam às aulas presenciais no Ceará, e quais não voltam ainda

Resultados do Brasil na Olimpíada dia 10: liderança no vôlei, ginástica sem medalhas e Isaquías avança

Buscando evitar aglomerações e respeitando as normas sanitárias impostas pelo Governo do Estado, os órgãos têm disponibilizado um agendamento online, onde a pessoa escolhe a data e o horário que será atendido. Utilizam desse sistema entidades que prestam serviços como emissão de segundas vias, entre outras.

Veja a lista de serviços e instituições:

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) retomou o atendimento presencial, de forma gradual, ainda em abril. O serviço é feito por meio de agendamento e a opção aparece na tela do usuário logo ao acessar o site oficial do órgão: www.detran.ce.gov.br

Para quem deseja fazer de casa, o órgão segue com diversos serviços na modalidade virtual: expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe), impressão dos boletos de licenciamento, IPVA, primeiro emplacamento, dentre outros.

A Central de Atendimento do Detran-CE (Tele Detran) estará funcionando, de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, para tirar dúvidas e prestar mais esclarecimentos aos usuários, através do número (85) 3195.2300 (telefone ou WhatsApp).

AMC

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) retornou com atendimento presencial nos shoppings Benfica, RioMar e, recentemente, Del Paseo. O condutor deve comparecer ao local para resolver qualquer pendência junto à Autarquia. São disponibilizados os seguintes serviços: defesa e recurso das notificações de trânsito, indicação do condutor, credenciamento de idosos e pessoas com deficiência, solicitações diversas como fiscalização, sinalização e semáforo, dentre outras consultas.

O atendimento deve ser realizado exclusivamente mediante agendamento pelo site www.centralamc.com.br. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h30min.

Vapt Vupt

As unidades Vapt Vupt de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte realizam atendimento de forma presencial mediante agendamento. Os serviços da Casa do Cidadão do Shopping Benfica também foram retomados. Todos os atendimentos são realizados, exclusivamente, com agendamento prévio. Os atendimentos estão mantidos no horário das 8 às 17 horas, mas com adequação de demandas para ter sempre o menor fluxo de pessoas.

Para agendar o atendimento no Vapt Vupt: www.meuvaptvupt.com.br

Para agendar o atendimento na Casa do Cidadão: página de Agendamento

Confira os endereços:

Vapt Vupt Messejana
Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana
Ao lado do terminal de ônibus da Messejana
Contato: (85) 3218.5200

Vapt Vupt Antonio Bezerra
Rua Demétrio de Meneses, 3750, Antonio Bezerra
Ao lado do terminal de ônibus de Antonio Bezerra
Contato: (85) 3207.1500

Vapt Vupt Juazeiro
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro – Juazeiro do Norte
Contato: (88) 3572.4700
Clique e acesse a lista de serviços do Vapt Vupt Juazeiro

Vapt Vupt Sobral
Rua Coronel José Silvério, 201, Centro – Sobral
Contato: (88) 3695.3100

Procon

O consumidor residente na Capital pode agendar atendimento presencial no Procon Fortaleza. A ferramenta foi desenvolvida para possibilitar segurança sanitária aos consumidores, diante das normas de distanciamento social, durante a pandemia do Coronavírus, evitando aglomeração de pessoas.

Link para agendamento

Endereço:

Procon Centro
Rua Major Facundo, 869, Centro - Fortaleza

Sine/IDT

As unidades do IDT/SINE em todo o Estado retomaram o atendimento presencial aos trabalhadores em seus 18 postos. Com a reabertura, o Instituto restabelece o funcionamento da sua rede, que estava operando de forma presencial apenas nas unidades localizadas nos Vapt Vupt e na Casa do Cidadão do Shopping Benfica.

Nas Unidades, os trabalhadores podem obter diversos serviços, como cadastro ou encaminhamento para o mercado de trabalho e habilitação do seguro-desemprego. A recepção dos trabalhadores segue as orientações e protocolos previstos pelas autoridades de saúde. Dessa forma, para evitar aglomeração, o atendimento será totalmente agendado.

O agendamento para o atendimento para as unidades do IDT/SINE, presencial ou remoto/virtual, está disponível no portal www.idt.org.br.

Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) retomou, no dia 14 de junho, o atendimento presencial nas 18 Células de Execução Tributária (Cexats) e Núcleos de Atendimento (Nuats) localizados em Fortaleza e no Interior. Os atendimentos presenciais estavam suspensos desde março.

Os atendimentos voltam a ser realizados de segunda a sexta, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, mediante agendamento prévio pelo link de agendamento para atendimento presencial. Ficaram disponíveis para atendimento presencial os seguintes serviços:

- Devolução de Documentos Fiscais em branco;
- Entrega de documentos para atender intimação;
- Inclusão de DIDF;
- Dúvidas relativas ao monitoramento eletrônico e fiscal;
- Entrega de Selos Fiscais;
- Parcelamento e dúvidas relacionadas ao lançamento do crédito tributário do ITCD;
- Impugnação de Auto de Infração;
- Atendimento a sócios de empresas/representantes legais/contador;
- Solicitação de Isenção de IPVA/ICMS para portador de necessidades especiais.

No dia e horário marcados, será necessário apresentar a senha do agendamento e um documento oficial de identificação com foto. Os demais serviços continuam sendo prestados pela internet, por meio dos sistemas Vipro e Tramita, e-mails das Cexats e Nuats e Assistente Virtual.

O atendimento virtual é feito por meio de videochamada. Para ter acesso a essa modalidade, o contribuinte precisa fazer o agendamento pela Central de Atendimento (Plantão Fiscal), no telefone 3108.2200 (opção 7), de segunda-feira a sexta-feira, de 7h30min às 12 horas e 13h30min às 17 horas.

Cras e Creas

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) retomaram no mês de maio o atendimento de forma presencial, por meio de agendamento prévio. Os equipamentos voltaram a funcionar das 8 às 17 horas.

Para o atendimento presencial, a população deve seguir todos os protocolos de segurança durante a pandemia do coronavírus. O uso de máscara de proteção é obrigatório.

As famílias e usuários acompanhados pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) continuam sendo atendidos de forma remota, por meio de ligação telefônica, WhatsApp e e-mail. O agendamento deve ser feito diretamente com as unidades.

Confira a lista de contatos dos Cras:

CRAS Jacarecanga
3481.6089
9 8439.6336
9 8902.8383
cras.jacarecanga@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Barra do Ceará
3452.7738
9 8439.5885
9 8977.5936
cras.barradoceara@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Mucuripe
3263.4508
9 8970.3530
9 8613.5264
cras.mucuripe@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Serviluz
3105.2691
9 8439.4525
cras.serviluz@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Lagamar
3452.2442
9 8970.2087
9 8970.3833
cras.lagamar@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Praia do Futuro
3265.7367
9 8970.4061
cras.praiadofuturo@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Bela Vista
3131.7710
9 8894.3878
9 8808.4588
9 8977.2120
cras.belavista@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS João XXIII
3233.3927
9 8814.8047
9 8977.2457
cras.joao23@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Presidente Kennedy
3481.3001
9 8657.4435
cras.presidentekennedy@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Antônio Bezerra
3105.1499
9 8439.8459
cras.antoniobezerra@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Quintino Cunha
3481.1038
9 8970.4053
cras.quintinocunha@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Vila União
3433.5958
9 8970.3543
cras.vilauniao@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Serrinha
3295.8483
9 8439.6357
cras.serrinha@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Couto Fernandes
3452.5740
9 8657.4611
cras.coutofernandes@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Granja Portugal
3105.2228
3105.2205
9 8439.8457
cras.granjaportugal@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Aracapé
3296.4098
9 8970.4615
cras.aracape@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Canindezinho
3498.7450
9 8970.4040
cras.canindezinho@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Bom Jardim
3105.2007
9 8970.3551
9 8870.4846
cras.bomjardim@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Mondubim
3452.9360
9 8970.4057
9 8979.3831
cras.mondubim@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Genibaú
3259.4253
3452.2478
9 8970.3832
9 8970.8122
cras.genibau@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Conjunto Esperança
3484.8115
9 8439.4694
cras.conjuntoesperanca@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Conjunto Palmeiras
3105.1526
9 8595.1896
cras.conjuntopalmeiras@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Jardim das Oliveiras
3433.8849
9 8970.3847
cras.jardimdasoliveiras@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Castelão
3289.3768
9 8970.4355
cras.castelao@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS João Paulo II
3488.5893
9 8970.4062
cras.joaopaulo2@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Dendê
3276.7476
9 8970.4063
cras.dende@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Messejana
3433.8873
9 8970.4058
9 8977.8484
cras.messejana@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Creas Alvorada
3273.2665
9 8970.3833
creasalvorada@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Creas Luciano Cavalcante
3278.6636
9 8970.4067

Creas Monte Castelo
3131.7670
9 8970.3831
creasmontecastelo@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Creas Rodolfo Teófilo
3223.5273
9 8951.6132
creas.rodolfoteofilo@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Ceará iniciou um retorno gradual das atividades presenciais há pouco menos de duas semanas. No entanto, nesse primeiro momento os atendimentos físicos serão feitos apenas por meio de agendamento, com exceção para casos que demandem urgência ou de pessoas que não tenham como ser atendidas no formato remoto. Um defensor público é quem vai analisar casos. 

O retorno ocorre de forma gradativa, por etapas, e depende "das características da cidade/região na qual cada núcleo da DPCE está"- em relação a pandemia. Será utilizado um sistema de rodízio para o atendimento ao público. Todos os contatos funcionam de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As informações sobre os diferentes núcleos estão disponíveis no portal.

Alô Defensoria
Telefone: 129
Das 8 às 17 horas, através de telefone de fixo ou móvel (celular), para Capital e todo o interior do Estado
Whatsapp:(85) 9 8982.5576 (exclusivo para atendimento por mensagem)

Defensorias da Infância e Juventude
E-mail: infanciaejuventude@defensoria.ce.def.br
Telefone: (85) 98616.8181 (WhatsApp)
Horário: Das 8 às 17 horas

Núcleo de Defesa da Saúde - Nudesa
Celular: (85) 98895.5436 (Demandas de saúde em geral) (85) 9 8433.0004 (Exclusivo para demandas de vaga em leito de UTI e transferência hospitalar. Ligação e whatsapp, somente por mensagem). Das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher - Nudem
Celular: (85) 3108.2986 – das 8 às 17 horas
Celular: (85) 98949.9090 – das 8 às 17 horas
Celular: (85) 98650.4003 – das 8 às 17 horas
Celular: (85) 99856.6820 – das 8 às 17 horas
E-mail: nudem@defensoria.ce.def.br

Atendimento Psicossocial
E-mail: psicossocial@defensoria.ce.def.br
Celular: (85) 98560.2709 – das 8 às 14 horas
Celular: (85) 98948.9876 – das 11 às 17 horas

Núcleo do Idoso
Celular: (85) 99208.7193 / (85) 98982.7097
E-mail: nucleo.idoso@defensoria.ce.def.br
De segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas

MPCE

O Ministério Público do Ceará retorna com o atendimento ao público externo nesta segunda-feira, 2. Para preparar a retomada, foi realizada uma higienização, sanitização e limpeza dos espaços que serão utilizados, como os prédios localizados em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Maracanaú.

Devem retornar com os serviços presenciais os órgãos de execução da entidade em funcionamento na Comarca de Fortaleza, assim como suas Secretarias Executivas. Também voltam ao presencial a  Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). 

Já as unidades administrativas de Fortaleza retornaram ao presencial em julho. O retorno das atividades realizadas presencialmente deve ocorrer em regime de escala, onde vão atuar trabalhadores que já vacinados com a primeira dose (D1) da vacina contra a Covid-19 há mais de 21 dias. Se o profissional for do grupo de risco, ele só retornará se tiver sido contemplado com as duas doses- após 21 dias.

TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará vai ampliar o retorno presencial das atividades neste mês, voltando a executar esse modelo em todas as unidades judiciais administrativas do Poder Judiciário na próxima segunda-feira, 9. Inicialmente, foi estabelecido um mínimo de duas pessoas em cada unidade e as audiências e sessões de julgamento seguem ocorrendo por meio remoto.

Partes e advogados só serão atendidos presencialmente quando for "indispensável". Nesses casos, será realizado um agendamento prévio, por meio dos canais de atendimento remoto disponíveis (balcão virtual, e-mail, WhatsApp Business e Central de Atendimento Judicial – CAJ). Em Fortaleza, os atendimentos presenciais necessários vão acontecer entre 11 horas e 18 horas. Já no Interior esse tipo de atendimento vai ocorrer entre 8 horas e 15h.

Há cerca de um mês, já foram retomados presencialmente: as sessões do tribunal do júri para os casos de réus presos escutas especializadas e tomada de depoimentos especiais de crianças e adolescentes, entre outras. A partir desta segunda, as atividades serão estendidas para as demais Comarcas de Entrância Final, como Maracanaú e Caucaia, e o mesmo ocorre para as demais comarcas do Estado a partir de 1º de setembro.