Previsão indica início da temporada de ventos fortes no litoral cearense

Previsão da Funceme aponta baixa probabilidade para ocorrência de chuvas no Estado durante o começo de agosto e início da temporada de ventos fortes no litoral cearense

17:50 | Ago. 02, 2021

Por: Marília Serpa
Agosto promete ventos mais intensos com rajadas significativas, aponta a previsão da Funceme (foto: Aurelio Alves/O POVO)

Ao fim da pós-estação chuvosa, que aconteceu nos meses de junho e julho, a média climatológica mensal de precipitação diminui ainda mais, chegando à marca de 4,9 milímetros no Ceará durante o mês de agosto. Com isso, as previsões indicam baixa probabilidade para ocorrência de chuvas no início deste mês no Estado. No entanto, também apontam para o início da temporada de ventos fortes no litoral cearense.

Agosto promete ventos mais intensos com rajadas significativas, aponta a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Alguns fatores podem influenciar na elevação da intensidade dos ventos neste mês, sendo o deslocamento do sistema de alta pressão atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do País e a redução da nebulosidade, por exemplo.

De acordo com Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, nessa época do ano, o Ceará fica no meio do caminho entre a alta pressão do Atlântico Sul e a zona de convergência intertropical. Esse fator faz com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes.

Junto com a falta de chuva e com o aumento dos ventos, o interior do Estado pode apresentar, ainda, baixa umidade relativa do ar, segundo o indicativo da Funceme desde a semana passada. A umidade relativa e a temperatura do ar estão inversamente relacionadas uma à outra, de forma que nos horários mais quentes do dia, principalmente no início da tarde, se tenha a menor umidade relativa do ar.