Operação desarticula organização criminosa atuante em Caucaia, Fortaleza e Maracanaú
A operação visa reprimir atividades ligadas às organizações criminosasA Operação Focus teve a 2ª fase deflagrada pela Polícia Civil nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 22, e visa reprimir atividades ligadas às organizações criminosas. A ação é realizada em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. São cumpridos mandados de prisão preventiva. Os alvos da operação são integrantes de um grupo criminoso que era chefiado por Francisco Cilas de Moura Araújo, 44, o “Mago”, preso ano passado, no Piauí. Até o momento, quatro pessoas foram presas.
1ª Fase da Operação Focus
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A prisão de “Mago” marcou a primeira fase da operação “Focus”, que ocorreu em julho de 2020. O cearense residia com a família em um apartamento alugado, levava uma vida reservada e agia como cidadão comum em Teresina (PI). Por meio de buscas efetuadas no imóvel, os policiais apreenderam uma identidade falsa.
Como parte da mesma operação, a Polícia Civil prendeu, por cumprimento de mandados de prisão, outros sete suspeitos do mesmo grupo. Além das prisões, foram apreendidas dez armas de fogo, sendo nove revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 12. Elas estavam em um terreno, na localidade de Baixa Grande, em Caucaia, apontado como local usado como esconderijo para o arsenal pertencente à organização criminosa. Todo o material estava acondicionado em cinco sacos plásticos.
Guerra Sem Fim
O POVO Mais lança a segunda temporada de Guerra Sem Fim, série original que mergulha no universo das facções no Ceará.
O primeiro episódio desta temporada mostra a realidade das famílias expulsas de casa pelas facções: Refugiados Urbanos
O segundo episódio mostra a disputa interna no PCC que levou ao surgimento da GDE: GDE: como nasce uma facção
O terceiro episódio conta a história do jovem que sonhou suceder o pai na hierarquia da facção, mas encontrou outro caminho pela arte, assim como de outros jovens: Juventude Sobrevivente
Nessa segunda-feira, 19, foi lançado o terceiro episódio da nova temporada: “Juventude sobrevivente” revela casos de jovens que conseguem sobreviver nesses territórios dominados pelo terror por meio da arte. Você confere aqui
Assista à primeira temporada
1ª temporada, episódio 1: A onda de violência
Em janeiro de 2019, as facções criminosas no Ceará se uniram contra as ações rígidas dentro das penitenciárias, gerando a maior onda de violência do Estado. Como isso aconteceu?
1ª temporada, episódio 2: Tribunais do Crime
O funcionamento interno das facções criminosas no Ceará: como punem seus próprios integrantes?
1ª temporada, episódio 3: Caminhos do Crime
A entrada em organizações como as facções é um dos caminhos trilhados pelo crime. O que influencia esse cenário? Como é possível fugir do crime?
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente