Operação Acalento: 134 autos de prisão em flagrante foram lavrados no Ceará
A operação teve início nacionalmente em 4 de junho e atua no combate a crimes de violência contra crianças e adolescentesNesta sexta, 16, acontece o "Dia D" da operação Acalento, que investiga crimes de violência contra crianças e adolescentes em âmbito nacional. No Ceará, 134 autos de prisão em flagrante foram lavrados até a tarde de hoje. Além disso, foram expedidos 227 Boletins de Ocorrência Circunstanciados (BOC) em desfavor de adolescentes em conflito com lei e 21 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Nove inquéritos policiais foram concluídos e outros 259 foram instaurados para aprofundamento das investigação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Operação Acalento ocorre em 1.047 municípios desde o dia 4 de junho e, nesta sexta, estão sendo cumpridos 374 mandados de prisão em todo o país. Em território cearense, as ações empregaram 341 agentes da Polícia Civil e 145 viaturas, em todas as 25 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado.
Além de equipes da Polícia Civil, participaram da operação as coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Integrada de Operações de Segurança (Ciops), de Inteligência (Coin) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), todas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além do emprego de profissionais da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
A ofensiva nacional é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP). De acordo com o MJSP, desde 4 de junho, a ação já contou com a participação de 6.400 agentes da Polícia Civil de todos os Estados e do Distrito Federal.
Ceará teve a maior taxa de assassinatos de crianças do País em 2020
As informações divulgadas no 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública registraram 20 assassinatos de crianças de 0 a 11 anos no Ceará. O Estado também teve a maior taxa proporcional de homicídios nessa faixa etária em todo o Brasil. O número significa uma taxa de 27,2 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Ainda foram mortos 715 adolescentes entre 12 e 19 anos no Estado no ano passado.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente