Redação do vestibular da Uece aborda adoção no Ceará

O tema adoção é abordado em série de reportagem publicada pelo O POVO Mais, que trata da licença para quem adota nos estados

16:00 | Jul. 04, 2021

Por: Alice Sousa
A universidade está pesquisando o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 (foto: Fernanda Barros)

As provas da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), edição 2021.1, começaram a ser aplicadas neste domingo, 4, com as as provas de redação e específicas relacionadas ao curso escolhido. O tema da redação foi sobre a adoção de crianças e adolescentes no Ceará. A aplicação da prova ocorre também na segunda-feira, 5, no mesmo horário, desta vez com as questões específicas. Alguns pontos de aglomeração foram formados na entrada do campus do Itaperi, onde estudantes de Medicina faziam uma espécie de "recepção" aos vestibulandos de Medicina que saiam.

MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO | Modelo objetivo do vestibular da Uece agrada mais que Enem

O tema adoção é abordado em série de reportagem publicada pelo O POVO Mais desde junho. A primeira matéria, publicada no mês passado, mostrou quais estados concedem, no serviço público, licença-adotante igual à de maternidade. Na semana passada, novas reportagem da série mostrou que são minoria os estados que concedem licença-maternidade ou licença-paternidade a casais homoafetivos que adotam.

Confira as reportagens:

Apenas 9 estados têm licença-adotante igual à de maternidade

De 27 estados, apenas 10 mantêm licenças a casais homoafetivos

O tema agradou a Henrique de Sousa, 20 anos, que já cursa geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC), mas prestou o vestibular para terapia ocupacional na Uece. Segundo o estudante, a prova está sendo uma preparação para o curso que realmente lhe interessa: Medicina. Já Pamela Silva, 19, prestou vestibular para educação física. Ela aproveitou para inserir seus conhecimentos sobre adoção por casais LGBTs na redação, tema que vinha acompanhando.

Gabriel Barbosa, 17, foi um dos estudantes pegos de surpresa pelo tema. Ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e pretende fazer novamente no fim do ano, caso não passe na Uece. O estudante está pleiteando uma vaga no curso de Licenciatura em Química. "Esperava que o tema fosse algo relacionado à vacina, mas foi interessante", relatou Gabriel, que está ansioso para a prova de segunda-feira.

Nesta segunda, 5, as provas específicas seguem sendo aplicadas no campus do Itaperi, na Silas Munguba; no campus de humanidades, localizado no bairro de Fátima e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no campus do Benfica. As provas ocorrem de 9 às 13 horas.

Na primeira fase estavam inscritos 13.401 candidatos disputando 2.380 vagas, das quais 1.246 são para os cursos da Capital e 1.134 vagas para as unidades da UECE, no Interior do Estado, localizadas nos municípios de Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Mombaça. Agora os 3.642 vestibulandos disputam as mesmas vagas ofertadas.

Em 2021, a Uece teve o segundo menor números de inscritos da história. O cartão com as informações dos candidatos contendo local de prova estão disponíveis em www.uece.br/cev