Casa de Cuidados: Camilo anuncia que projeto de desospitalização pode chegar a outras regiões
Local inaugurado em Fortaleza será destinado, inicialmente, aos pacientes com sequelas da Covid-19. Futuramente, centro atenderá pacientes em transição após alta hospitalar
15:19 | Jun. 24, 2021
A primeira Casa de Cuidados do Ceará foi inaugurada nesta quinta-feira, 24, e servirá, inicialmente, para auxiliar no tratamento de pacientes que seguem em processo de recuperação da Covid-19. Em coletiva realizada no local, o governador Camilo Santana (PT), anunciou que o projeto de desosítalização ainda poderá chegar a outras regiões do Estado.
"A ideia é que aqui seja a primeira experiência para que, posteriormente, possa ampliar para outras regiões do Ceará. Vamos iniciar aqui, é uma experiência inédita, a partir daqui vamos replicar para outras regiões do Ceará. O Estado hoje tem uma estratégia de descentralização da área da saúde", explicou Camilo.
A área inaugurada está localizada em Fortaleza, no Hotel Recanto Wirapuru, que faz parte do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). São 130 leitos disponíveis e uma equipe multidisciplinar para receber e reabilitar pacientes em recuperação da Covid-19. A área também conta com quartos que acomodam um paciente e seu acompanhantes.
O governador explicou que o Governo do Estado, juntamente com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), possui o plano de descentralização dos atendimentos, o que reforça a ideia de que a Casa de Cuidados chegue a outros pontos do Estado. "O Ceará criou cinco áreas regionalizadas de saúde, a ideia é que 90% de todo o atendimento da área da saúde seja realizado naquela região. Por isso, nós abrimos leitos de UTI em 26 municípios do Interior", destacou Camilo.
O secretário titular da Sesa, Dr. Cabeto, explicou, ainda, qual o perfil dos pacientes que devem ser atendidos pela Casa de Cuidados, que futuramente será utilizada para todo e qualquer paciente que precise de um acompanhamento especial após o processo de desospitalização.
"Os pacientes que têm Covid na sua forma mais grave, muitos deles estão submetidos à ventilação mecânica prolongada. Eles têm problemas musculares, problemas neuromusculares, problemas respiratórios, e isso interfere na capacidade de caminhar, de se alimentar", relata Cabeto.
O secretário destaca que o serviço oferecido vai além de um atendimento médico, mas que possui uma ideia de recuperação mais geral para que o paciente possa voltar para casa em melhores condições clínicas.
"Essa casa tem um foco multidisciplinar, o médico não é o centro do tratamento, é o paciente e uma equipe multidisciplinar com todas as especialidades. Muitas vezes, você dá alta, e o paciente volta precocemente ao hospital, porque ele não teve assistência fisioterapêutica, não teve assistência nutricional", explica o secretário.
Além de médicos e enfermeiros, o local também contará com fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Para Camilo, o serviço oferecido na Casa de Cuidados também é uma forma de trazer celeridade ao processo de disponibilização de leitos em hospitais, para que, assim, pacientes mais graves tenham acesso ao atendimento hospitalar que necessitam, de forma mais rápida.
Os primeiros pacientes atendidos na nova área inaugurada serão atendidos ainda nesta quinta-feira, 24. A previsão é de que quatro pessoas que estão em recuperação da Covid-19, no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), cheguem à Casa de Cuidados ainda hoje.
LEIA TAMBÉM| Covid-19: Fortaleza é a 12ª capital brasileira que mais vacinou com 2ª dose
Janssen no Ceará
Ainda na coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 24, o Governo do Estado informou que a vacinação com os imunizantes Janssen deverá ter início neste fim de semana (26 e 27 de junho), no Ceará. Segundo Dr. Cabeto, titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE) irá definir a logística de distribuição da vacina entre os municípios cearenses.
O primeiro lote dos imunizantes Janssen chegaram na manhã desta quinta-feira, 24, em Fortaleza. No total, 61.100 doses da vacina devem estar disponíveis a partir deste fim de semana. Diferente de outros imunizantes, a vacina da Janssen é aplicada em dose única.
Sobre o processo de vacinação no Estado, o secretário de saúde ainda informou que o município de Guaramiranga está na expectativa de concluir o processo de vacinação até o próximo domingo, 27, sendo o primeiro município cearense a alcançar tal marca.
Volta às aulas
Questionado sobre o retorno das aulas presenciais das escolas públicas do Ceará, o governador Camilo Santana destacou que a meta do Governo Estadual é que as aulas possam retornar em agosto. Segundo Camilo, um processo de avaliação das escolas já foi iniciado em quase cem municípios.
"Nós estávamos dialogando com os prefeitos, a secretaria de educação inclusive está preparando uma espécie de política de apoio aos municípios nesse momento. Estamos fazendo uma avaliação presencial em vários municípios do Ceará, quase cem municípios já aderiram a esse processo, para podermos ter uma noção da repercussão desta pandemia diante dos alunos", relata.
O governador destaca que a estratégia adotada pelo Estado priorizou a vacinação dos profissionais de educação. As avaliações estão sendo feitas para que o retorno ocorra de forma segura.
"Estamos avaliando quais são as necessidades que cada município tem, em relação às suas escolas e suas estruturas, para que a gente possa retomar com segurança, mas é fundamental, a nossa meta é para que todas as escolas públicas do Ceará, tanto municipais como estaduais, possam retornar a partir de agosto", conclui.
LEIA TAMBÉM | Camilo Santana deve deixar governo para concorrer a senador em 2022