Saiba quais serviços já retomaram o funcionamento de forma presencial em Fortaleza

Com o avanço da vacinação em Fortaleza e com os decretos semanais do governador Camilo Santana, os serviços públicos estão retomando suas atividades de forma gradativa. Confira

A pandemia alterou a forma de atender dos serviços públicos no Ceará e na maioria dos munícipios do Estado, especialmente em Fortaleza. O aumento de casos de Covid-19 forçou muitas instituições a realizarem o atendimento virtual. Entretanto, com o avanço da vacinação em Fortaleza e a flexibilização de diversos setores, os serviços públicos estão retomando suas atividades de forma gradativa. 

LEIA MAIS| Ceará tem novo decreto em vigor: veja o que pode e o que não pode a partir de segunda

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para ter acesso à prestação dos serviços, como emissão de segundas vias ou resolução de entraves, a população precisa realizar o agendamento, escolhendo a data e horário desejados e disponíveis pelo órgão. A medida é para evitar aglomerações e limitar a quantidade de pessoas nos ambientes.

Alguns serviços também continuam possibilitando o atendimento de forma virtual. Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), as unidades Vapt Vupt de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte e o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE)  são alguns dos serviços que já retornaram. Confira:

 

Detran


O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) também retomou o atendimento presencial, de forma gradual, ainda em abril. A serviço é feito por meio de agendamento e a opção aparece na tela do usuário logo que acessa o site oficial do órgão: www.detran.ce.gov.br

Para quem deseja fazer de casa, o órgão segue com diversos serviços na modalidade virtual: expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe), impressão dos boletos de licenciamento, IPVA, primeiro emplacamento, entre outros.

A Central de Atendimento do Detran-CE (Tele Detran) estará funcionando, de segunda a sábado, das 7h às 19h, para tirar dúvidas e prestar mais esclarecimentos aos usuários, através do número (85) 3195-2300 (telefone ou WhatsApp).

Vapt Vupt


As unidades Vapt Vupt de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte ampliaram os atendimentos e o número de serviços ofertados ao cidadão no começo de abril. Nas centrais de Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra, na Capital, órgãos como Detran, Etufor, Procon e AMC retornaram as atividades, que estavam suspensas desde o início do isolamento rígido.

Os serviços da Casa do Cidadão do Shopping Benfica também foram retomados. Todos os atendimentos são realizados, exclusivamente, com agendamento prévio. Os atendimentos estão mantidos no horário das 8 às 17 horas, mas com adequação de demandas para ter sempre o menor fluxo de pessoas.

Para agendar o atendimento no Vapt Vupt www.meuvaptvupt.com.br

Para agendar o atendimento na Casa do Cidadão Página de Agendamento

Endereços

VAPT VUPT MESSEJANA
Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana.
Ao lado do terminal de ônibus da Messejana
Contato: (85) 3218-5200

VAPT VUPT ANTONIO BEZERRA
Rua Demétrio de Meneses, 3750, Antonio Bezerra
Ao lado do terminal de ônibus de Antonio Bezerra
Contato: (85) 3207-1500

VAPT VUPT JUAZEIRO
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro – Juazeiro do Norte
Contato: (88) 3572-4700
Clique e acesse a lista de serviços do Vapt Vupt Juazeiro

VAPT VUPT SOBRAL
Rua Coronel José Silvério, 201, Centro – Sobral
Contato: (88) 3695-3100

Procon


O consumidor residente na Capital pode agendar atendimento presencial no Procon Fortaleza. A ferramenta foi desenvolvida para possibilitar segurança sanitária aos consumidores, diante das normas de distanciamento social, durante a pandemia do Coronavírus, evitando aglomeração de pessoas.

Link para agendamento

Endereço

PROCON CENTRO
Rua Major Facundo, 869,
CENTRO 60025-100

Sine/IDT


No fim de abril, as unidades do IDT/SINE em todo o estado retomaram o atendimento presencial aos trabalhadores em seus dezoito postos. Com a reabertura, o Instituto restabelece o funcionamento da sua rede, que estava operando de forma presencial apenas nas Unidades localizadas nos Vapt Vupt e na Casa do Cidadão do Shopping Benfica.

Nas Unidades, os trabalhadores podem obter diversos serviços, como cadastro ou encaminhamento para o mercado de trabalho e habilitação do seguro-desemprego. A recepção dos trabalhadores segue as orientações e protocolos previstos pela saúde. Dessa forma, para evitar aglomeração, o atendimento será totalmente agendado.

O agendamento para o atendimento para as unidades do IDT/SINE, presencial ou remoto/virtual, está disponível no portal www.idt.org.br.

Sefaz


A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) retomou na última segunda-feira, 14, o atendimento presencial nas 18 Células de Execução Tributária (Cexats) e Núcleos de Atendimento (Nuats) localizados em Fortaleza e no Interior. Os atendimentos presenciais estavam suspensos desde março.

Os atendimentos voltam a ser realizados de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h, mediante agendamento prévio pelo link de agendamento para atendimento presencial. Ficaram disponíveis para atendimento presencial os seguintes serviços:

  • Devolução de Documentos Fiscais em branco
  • Entrega de documentos para atender intimação
  • Inclusão de DIDF
  • Dúvidas relativas ao monitoramento eletrônico e fiscal
  • Entrega de Selos Fiscais
  • Parcelamento e dúvidas relacionadas ao lançamento do crédito tributário do ITCD
  • Impugnação de Auto de Infração
  • Atendimento a sócios de empresas/representantes legais/contador
  • Solicitação de Isenção de IPVA/ICMS para portador de necessidades especiais

No dia e horário marcados, será necessário apresentar a senha do agendamento e um documento oficial de identificação com foto. Os demais serviços continuam sendo prestados pela internet, por meio dos sistemas Vipro e Tramita, e-mails das Cexats e Nuats e Assistente Virtual.

O atendimento virtual é feito por meio de videochamada. Para ter acesso a essa modalidade, o contribuinte precisa fazer o agendamento pela Central de Atendimento (Plantão Fiscal), no telefone 3108-2200 (opção 7), de segunda-feira a sexta-feira, de 7h30h às 12h e 13h30h às 17h.

CRAS e Creas

 


Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) retomaram no mês de maio o atendimento de forma presencial, por meio de agendamento prévio. Os equipamentos voltaram a funcionar das 8h às 17h.

Para o atendimento presencial, a população deve seguir todos os protocolos de segurança durante a pandemia do coronavírus. O uso de máscara de proteção é obrigatório.

As famílias e usuários acompanhados pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) continuam sendo atendidos de forma remota, por meio de ligação telefônica, WhatsApp e e-mail. O agendamento deve ser feito diretamente com as unidades.

Confira a lista de contatos dos CRAS:

CRAS Jacarecanga
3481-6089
9 8439-6336
9 8902-8383
cras.jacarecanga@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Barra do Ceará
3452-7738
9 8439-5885
9 8977-5936
cras.barradoceara@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Mucuripe
3263-4508
9 8970-3530
9 8613-5264
cras.mucuripe@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Serviluz
3105-2691
9 8439-4525
cras.serviluz@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Lagamar
3452-2442
9 8970-2087
9 8970-3833
cras.lagamar@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Praia do Futuro
3265-7367
9 8970-4061
cras.praiadofuturo@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Bela Vista
3131-7710
9 8894-3878
9 8808-4588
9 8977-2120
cras.belavista@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS João XXIII
3233-3927
9 8814-8047
9 8977-2457
cras.joao23@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Presidente Kennedy
3481-3001
9 8657-4435
cras.presidentekennedy@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Antônio Bezerra
3105-1499
9 8439-8459
cras.antoniobezerra@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Quintino Cunha
3481-1038
9 8970-4053
cras.quintinocunha@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Vila União
3433-5958
9 8970-3543
cras.vilauniao@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Serrinha
3295-8483
9 8439-6357
cras.serrinha@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Couto Fernandes
3452-5740
9 8657-4611
cras.coutofernandes@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Granja Portugal
3105-2228
3105-2205
9 8439-8457
cras.granjaportugal@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Aracapé
3296-4098
9 8970-4615
cras.aracape@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Canindezinho
3498-7450
9 8970-4040
cras.canindezinho@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Bom Jardim
3105-2007
9 8970-3551
9 8870-4846
cras.bomjardim@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Mondubim
3452-9360
9 8970-4057
9 8979-3831
cras.mondubim@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Genibaú
3259-4253
3452-2478
9 8970-3832
9 8970-8122
cras.genibau@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Conjunto Esperança
3484-8115
9 8439-4694
cras.conjuntoesperanca@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Conjunto Palmeiras
3105-1526
9 8595-1896
cras.conjuntopalmeiras@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Jardim das Oliveiras
3433-8849
9 8970-3847
cras.jardimdasoliveiras@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Castelão
3289-3768
9 8970-4355
cras.castelao@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS João Paulo II
3488-5893
9 8970-4062
cras.joaopaulo2@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Dendê
3276-7476
9 8970-4063
cras.dende@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

CRAS Messejana
3433-8873
9 8970-4058
9 8977-8484
cras.messejana@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Creas Alvorada
3273-2665
9 89703833
creasalvorada@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Creas Luciano Cavalcante
3278-6636
9 89704067

Creas Monte Castelo
3131-7670
9 8970-3831
creasmontecastelo@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Creas Rodolfo Teófilo
3223-5273
9 8951-6132
creas.rodolfoteofilo@sdhds.fortaleza.ce.gov.br

Defensoria Pública

 

A Defensoria Pública do Estado do Ceará continua com o atendimento de forma virtual. Todos os contatos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h. As informações sobre os diferentes núcleos estão disponíveis no portal.

Alô Defensoria
Telefone: 129
8h às 17h, através de telefone de fixo ou móvel (celular), para Capital e todo o interior do Estado.
Whatsapp:(85) 9 8982-5576 (exclusivo para atendimento por mensagem)

Defensorias da Infância e Juventude
E-mail: infanciaejuventude@defensoria.ce.def.br
Telefone: (85) 98616-8181 (Whatsapp)
Horário: 8h às 17h

Núcleo de Defesa da Saúde - Nudesa
Celular: (85) 98895-5436 (Demandas de saúde em geral) (85) 9 8433-0004 (Exclusivo para demandas de vaga em leito de UTI e transferência hospitalar. Ligação e whatsapp, somente por mensagem). 08h às 12h e de 13h às 17h

Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher- Nudem
Celular: (85) 3108-2986 – 8h às 17h
Celular: (85) 98949-9090 – 8h às 17h
Celular: (85) 98650-4003 – 8h às 17h
Celular: (85) 99856-6820 – 8h às 17h
E-mail: nudem@defensoria.ce.def.br

Atendimento Psicossocial
E-mail: psicossocial@defensoria.ce.def.br
Celular: (85) 98560-2709 – 8h às 14h
Celular: (85) 98948.9876 – 11h às 17h

Núcleo do Idoso
Celular: (85) 99208-7193 / (85) 98982-7097
E-mail: nucleo.idoso@defensoria.ce.def.br
de SEG a SEX, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SERVIÇOS PRESENCIAIS FUNCIONAMENTO AGENDAMENTO PANDEMIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar