Dia Mundial dos Oceanos é celebrado com ações ambientais no litoral cearense

As iniciativas foram realizadas em dois pontos da Capital cearense e na praia do Preá, em Cruz. Objetivo foi conscientizar e alertar a população sobre os riscos dos lixos jogados no mar; mais de uma tonelada de resíduos foram recolhidos

16:58 | Jun. 09, 2021

Por: Kauanna Castelo
Na terça-feira, 8, programa Cuca Ambiental promoveu limpeza de trechos na Praia de Iracema e no Marco Zero, na Barra do Ceará (foto: DIVULGAÇÃO/CUCA AMBIENTAL)

Para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos, nessa terça-feira, 8, ações ambientais promovidas no Ceará reforçaram a importância da preservação do maior ecossistema terrestre e que ainda sofre pela má preservação histórica. Além de garantir um resultado prático, por meio das limpezas de praias, as ações marcam o início da Década da Ciência Oceânica (2021-2030), movimento global instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de aprofundar o entendimento das relações do oceano com a vida humana e o meio ambiente.

Os oceanos e sua biodiversidade são fundamentais para manter o equilíbrio do planeta e encontram-se ameaçados. A pesca predatória excessiva, elevação do nível do mar (uma ameaça direta a 65 milhões de pessoas que vivem em ilhas), o aumento da temperatura, a acidificação e poluição da água são apenas alguns exemplos de uma extensa lista de impactos provocado pelas atividades humanas. Uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) constatou que 41% de toda área marinha já sofreu impactos.

LEIA MAIS | Com lixo plástico diário, Brasil pode recriar o Cristo Redentor 33,76 vezes

Com o intuito de alertar a população sobre essa questão e em alusão à data comemorativa,  Rede Cuca, por meio do programa Cuca Ambiental, que estimula ações socioambientais na Cidade, promoveu uma mini regata com limpeza de praia em dois pontos da orla de Fortaleza. A ação ocorreu nessa terça, 8, às 8 horas, em um trecho da praia de Iracema conhecido popularmente como praia dos Crush, na altura do Centro Cultural Belchior, e no Marco Zero, na Barra do Ceará. Ao todo, 40 jovens participaram do movimento.

Segundo o diretor de promoção dos Diretos Humanos da Rede Cuca, Caiubi Mani, durante as ações, todas as normas de prevenção contra a Covid-19 foram respeitadas. “Todos estavam munidos de máscaras, fazendo uso de álcool em gel e EPIs para fazer a coleta dos lixos”, afirma. Dentre os materiais encontrados e recolhidos, o principal foi o plástico, além de latas e papeis. Todo o lixo será destinado a cooperativas de reciclagem.

O programa Cuca Ambiental começou em fevereiro, apenas na modalidade virtual, e atualmente busca explorar atividades práticas. O projeto traça metas ambiciosas, dentre elas o desenvolvimento de viveiros para produção de mudas, a distribuição dessas mudas em parceria com o plano de arborização do município, além de práticas de criação de composteiras e hortas urbanas coletivas nos equipamentos da rede cuca e nas comunidades do entorno. “Pretendemos ampliar as ações nos próximos meses e seguir com elas de forma permanente nos próximos anos” ressalta Caiubi.

LEIA MAIS | Jovens indígenas ganharão prêmios pela preservação de rios e oceanos

Praia do Preá

Também em virtude ao Dia Mundial dos Oceanos, outra ação ocorreu no último sábado, 5, no município de Cruz. Voluntários, desde moradores até hóspedes de pousadas da região, reuniram-se em prol de uma limpeza na faixa percorrida por mais de dois quilômetros na praia do Preá. A ação contou com o apoio da pousada Rancho do Peixe, do Surfin Sem Fim, de órgãos ligados à preservação do meio ambiente e da prefeitura municipal.

Na limpeza, foram encontrados canudos plásticos, garrafas de vidro, restos de redes de pescadores, isopor, pneus de veículos, restos de comida, chinelos de borracha e bitucas de cigarros. Todo o material recolhido passará por uma triagem e será destinado à cooperativa Coopbravo, empresa que trabalha com coleta seletiva e reaproveitamento de materiais recicláveis.

O trabalho de conscientização na Vila Preá está sendo realizado há um mês, de forma bem-humorada e descontraída. Com uma caixa de som acoplada no caminhão de lixo, a paródia “Joga fora no lixo” toca durante toda a coleta. Beléu, personalidade conhecida e querida na região, dá voz a música que embala as ruas da vila, servindo de lembrete a população sobre o descarte correto do lixo.