Saiba como evitar incêndios em carros
Quando os veículos são estacionados em locais de vegetação ou perto de materiais inflamáveis, há risco de incêndio
22:03 | Jun. 07, 2021
Estacionar o veículo em locais que concentrem materiais inflamáveis é uma das causas mais comuns de incêndios, alerta o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Por isso, a corporação recomenda ao motorista observar o local escolhido para deixar o carro. O automóvel em uso apresenta temperaturas elevadas no catalisador do veículo que, se estacionado em locais de vegetação ou mesmo lixo, facilita a combustão.
LEIA TAMBÉM | Incêndios em residências na Capital aumentam 48,21% no mês de abril
Em uso, o catalisador pode atingir temperaturas de até 400ºC. De acordo com o tenente-coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, o motorista deve ficar atento para “não estacionar o veículo após o uso, em locais que concentrem muitas folhas secas, mato ou qualquer tipo de substância que possa sofrer combustão ao ser aquecida”.
Obrigatório no Brasil desde a década de 1990, o catalisador é uma das peças mais importantes do carro para a redução de emissão de poluentes na atmosfera. Composta por materiais nobres, a peça é cara para repor e exige atenção especial. Confira abaixo as dicas do CBMCE para evitar danos ao catalisador:
1. Escolha um combustível sem chumbo na composição
Apesar de proibidos no Brasil há décadas, os combustíveis com chumbo são alguns dos elementos que mais podem estragar o catalisador. Por ser metal pesado, contamina os componentes internos da peça, deixando-a ineficiente. Combustíveis com altos níveis de enxofre também podem causar danos.
2. Cuidado com o catalisador
Tente não raspar ou passar em obstáculos que impactem o catalisador. A deformação resultante pode estragar a peça. Por dentro, o catalisador tem uma estrutura tipo colmeia que pode se romper com impactos, diminuindo a eficiência.
LEIA TAMBÉM | Após três incêndios na última semana no Ceará, bombeiro dá dicas de como evitar ocorrências
3. Amassou? Não demore a arrumar
Além da perda de potência, andar com um catalisador danificado pode trazer problemas mais sérios para o carro. Após um impacto, partes da estrutura interna da peça se soltam e podem obstruir o fluxo de ar. Isso pode gerar perda de potência e, em casos mais graves, superaquecimento do motor.