Bombeiros formam 49 oficiais da turma Operação Edifício Andrea
Junto com os 33 oficiais nomeados na primeira turma do mesmo concurso, esta é a maior turma de oficiais já formada na história do Corpo de Bombeiros do Ceará, com 82 novos tenentesUm total de 82 novos tenentes, incluindo 49 oficiais que participaram da turma Operação Edifício Andrea, foram formados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em solenidade realizada no fim da tarde desta terça-feira, 1º, para encerramento do curso de formação profissional para a carreira de oficiais da corporação. Além dos 49 oficiais, 33 oficiais nomeados na primeira turma do mesmo concurso também receberam o título. Esta é a maior turma de oficiais já formada na história do Corpo de Bombeiros do Ceará.
A solenidade de formação dos oficiais Neo Tenentes ocorreu no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro, e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da corporação. O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, reafirma a importância do trabalho realizado por esses profissionais. Segundo ele, o Corpo de Bombeiros é uma referência e uma das instituições de maior credibilidade no Estado, justamente pela missão que carrega. “Existe algo mais nobre para todos nós e para toda a sociedade do que salvar vidas? E salvar vidas é o que o CBMCE faz todos os dias”, aponta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao fim da cerimônia , os profissionais promovidos ao posto de 1º tenente participaram do ato em que determinaram o compromisso de honrar a corporação. A transmissão possibilitou que familiares e amigos dos bombeiros acompanhassem o evento, em respeito às medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus.
Comandante geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque, destaca a dedicação dos novos oficiais acolhidos pelo Corpo de Bombeiros e ressalta a importância dos investimentos humanos e da valorização dos servidores pelo Governo do Estado. “O ingresso dos profissionais é a união de dois sonhos importantes: o sonho de cada um de seguir a carreira militar e o sonho organizacional, que é mais um grupo de Neo Tenentes”, afirma.
O nome da turma, Operação Edifício Andrea, refere-se ao trabalho realizado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros no resgate às vítimas do desabamento do Edifício Andrea, ocorrido em outubro de 2019. “Fica evidente que os senhores absorveram exatamente o espírito do CBMCE. Os senhores escolheram para simbolizar essa turma justamente um dos episódios mais marcantes dessa instituição”, aponta o secretário Sandro.
O encerramento da solenidade ocorreu com o tradicional batismo da turma e a apresentação dos Neo Tenentes ao comandante geral da CBMCE na área externa do Quartel Central.