Quatro cearenses são finalistas no Torneio Brasileiro de Debates do Ensino Médio
A final será às 14 horas desta sexta-feira, 28. Participaram do torneio 164 estudantes de 25 estados do País
13:31 | Mai. 28, 2021
O poder de argumentação vai para além das opiniões pessoais. E exercitar a capacidade de discutir e convencer pode ajudar a desenvolver o raciocínio lógico. Prova disso são os quatro estudantes do Ceará finalistas no Torneio Brasileiro de Debates do Ensino Médio, que terá a final a partir das 14 horas desta sexta-feira, 28. Eles tiveram de debater com argumentos que, muitas vezes, não concordavam. Um total de 164 alunos do ensino médio de 25 estados do País participaram da competição. A final é disputada entre os estudantes do Ceará e do Rio de Janeiro.
A competição é organizada pela Associação Brasileira de Debates do Ensino Médio, composta por estudantes secundaristas e universitários. Segundo o estudante de Brasília Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho, 18, um dos organizadores, os argumentos bem colocados mostram conhecimento sobre os temas e ampliam os horizontes de argumentação. “Escolhemos temas que envolvem educação, saúde, tecnologia, meio ambiente, segurança pública. É um torneio que coloca os jovens para debater sobre o que vivem na realidade deles”, informa Os times são formados por entre três e cinco estudantes, e as duas equipes são sempre divididas entre o time de defesa e de oposição dos assuntos.
Cerca de 50 alunos do Estado se inscreveram para a competição. E, muitas vezes, durante a competição, os jogadores tiveram de defender pontos de vista os quais não concordam. O exemplo é a equipe do Ceará, formada pelos estudantes Paulo Victor Rodrigues, 18, Penélope Mendes, 18, Gabriella Mendonça, 17, e
Bruno Rodrigues, 17. A equipe selecionada é formada por estudantes que não se conheciam, foram apresentados e passaram a se reunir virtualmente para treinar para os debates.
LEIA MAIS | Estudante cearense é selecionada para programa de intercâmbio dos Estados Unidos
Um dos argumentos defendidos que a equipe não concordava era o de que o construtivismo era prejudicial para a educação infantil. “Não concordamos como um todo. Pois acreditamos que a autonomia infantil é uma importante para o desenvolvimento das crianças”, conta Paulo Victor. E, mesmo discordando do tema, a equipe venceu todos os rounds. “Estamos invictos”, comemora.
Alguns dos temas eram informados aos competidores somente no momento dos debates. O assunto da final foi avisado nesta quinta-feira, 27, um dia antes do debate.
Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho fez parte da equipe vencedora do ano passado. Com raízes no Ceará - o pai e toda a família paterna é cearense -, ele conta que participar dos debates o ajudou na conquista mais importante da vida, a aprovação com bolsa integral para cursar Economia em Harvard, nos Estados Unidos. No fim do 2º ano, ele recebeu uma bolsa numa simulação da competição para debater durante uma conferência nas Nações Unidas e recebeu Comenda Diplomática na Universidade de Harvard, em Massachusetts, nos Estados Unidos, o evento de estudantes de Relações Internacionais do mundo, com mais de quatro mil participantes. "Foi uma honra", diz.