Material inédito é produzido por professores do Ceará para ensinos infantil e fundamental

Os matérias irão auxiliar no ensino e aprendizagem de bebês e de crianças da educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental I

07:57 | Mai. 06, 2021

Por: Lara Vieira
O material foi adequado a linguagem regional do Estado (foto: Governo do Ceará/Reprodução)

Foi lançado o Material Estruturado da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização. Organizados em parceria com a Associação Nova Escola, os materiais são voltados ao fortalecimento do ensino e da aprendizagem desde os primeiros anos da educação infantil até o 3º ano do ensino fundamental. A solenidade de lançamento foi transmitida pelas redes sociais nessa terça-feira, 4.

O material é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Programa Mais Infância. Com um investimento de R$ 5,8 milhões, a ação faz parte de um conjunto de estratégias que compreende, ainda, a formação de professores e avaliações ofertadas aos 184 municípios cearenses.

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Durante a cerimônia, estiveram presentes a vice-governadora, Izolda Cela; a primeira-dama, Onélia Santana; a secretária da Educação, Eliana Estrela; a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará (Undime-CE), Luiza Aurélia Teixeira; o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro; e a gerente pedagógica da Associação Nova Escola, Ana Lígia Scachetti.

“Esse é um material inédito, totalmente estruturado, dentro dos parâmetros curriculares, focado no aprendizado infantil. Todo o conteúdo foi produzido com muito carinho por especialistas na área da Educação”, destaca a primeira-dama Onélia Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará.

Participação

 

Para as elaborações dos dois materiais, a Seduc também contou com o apoio de professores autores da rede pública cearense. Além de reconhecer as práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores do nosso Estado, a participação dos docentes promove a valorização da riqueza cultural do Ceará, trazendo-a como relevo para a discussão dos conteúdos escolares.

Professores cearenses foram consultados durante a elaboração do conteúdo. Dessa forma, o material foi adaptado para regionalização local, adotando características como a linguagem do Ceará, para dentro do material. “Todos se dedicaram para que o conteúdo tivesse a cara do Estado e fizesse sentido para os professores, gestores e crianças”, declarou Ana Lígia Scachetti, gerente pedagógica da Associação Nova Escola.

Organização

 

O Material Educacional Nova Escola – Educação Infantil Ceará atenderá 24 mil professores que atuam na creche e na pré-escola. Já o Material Educacional Nova Escola – Ensino Fundamental Ceará envolve o ciclo de alfabetização dos estudantes, que ocorre do 1º ao 3º ano. O conteúdo é organizado em volumes que contemplam os cinco componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia), divididos em cadernos bimestrais para alunos e professores. A ação contará com a entrega dos materiais e com um processo formativo que garanta o processo de implementação.

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Programa Mais Infância Ceará

 

Criado em agosto de 2015, o Programa Mais Infância Ceará defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado à infância, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais. A iniciativa, que abrange os 184 municípios cearenses, está estruturada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. Em janeiro deste ano, foi sancionada a lei que atualizou e consolidou a iniciativa como política pública de estado.

Material para a Educação Infantil

 

  • Está dividido em dois volumes com três unidades, que ofertam conteúdos diferenciados de acordo com as faixas etárias das crianças: bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses e crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses.
  • Cada unidade do material está organizada em atividades recorrentes e sequências didáticas, que têm como referência a imersão dos bebês e das crianças em práticas sociais da nossa cultura.
  • Segue as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e do Documento Referencial Curricular do Ceará (DCRC), em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Material para o Ensino Fundamental

 

  • Abrange cinco componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia) contemplando do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.
  • O material é organizado em dois volumes por bimestre (1 para o estudante e 1 para o professor), que contemplam os conteúdos e habilidades previstas para cada ano/série escolar. Assim, para cada série serão disponibilizados oito volumes ao longo do ano, sendo quatro para estudantes e quatro para professores.
  • Inspirado no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), irá proporcionar aos alunos uma aprendizagem leve e divertida, trazendo situações do seu cotidiano, jogos de aprendizagem e, principalmente, a cultura do nosso Estado. Tudo isso somado a metodologias inovadoras e contando com o elemento chave desse processo: os alunos.On