Previsão é de instabilidade em todo o Ceará entre quinta e sexta, aponta Funceme

De acordo com a Funceme, a presença de áreas de calor, umidade e a brisa marítima podem contribuir para precipitação de chuvas

23:28 | Abr. 14, 2021

Por: Lara Vieira
Chance de presença de chuvas na faixa litorânea (foto: JÚLIO CAESAR)

O clima será de instabilidade em todas as áreas do Ceará nestas quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações de chuvas mais intensas deverão se concentrar na faixa litorânea, no Cariri, na Jaguaribana, na Ibiapaba e no sul do Sertão Central e Inhamuns, principalmente nos períodos da madrugada, manhã e noite. Nas demais regiões, é esperada chuva de menor intensidade.

LEIA TAMBÉM: Início de abril deve ser de chuvas reduzidas no Ceará

Ainda conforme a Funceme, nesta quarta-feira, 14, houve precipitação chuvosa na região do Cariri, por causa da formação de áreas de instabilidades no leste do Nordeste. Além disso, dados indicam que as chuvas previstas para as regiões Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Cariri apresentaram intensidade variando de fraca a forte. As maiores chuvas foram registradas nos municípios de São Benedito, com 62.8 mm, Pereiro, com registro de 33.0 mm e Jaguaruana, marcando 33.0 mm. 

Mesmo assim, de acordo com a instituição, ainda é fraco o cenário de chuvas neste mês de abril. De acordo com a Funceme, o normal do mês seria a marca de 188 mm. No entanto, até o último dia 11, choveu apenas 16,3% do esperado para o período.

LEIA TAMBÉM: Com chuvas abaixo da média, Fortaleza receberá água do Castanhão

Observa-se a presença de uma segunda banda da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), próximo à costa dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Além da influência da ZCIT, a formação de áreas de instabilidades bem como a disponibilidade de calor e umidade e a atuação da brisa marítima poderão contribuir para a ocorrência de chuva sobre o estado.