UFC pode executar três semestres letivos durante 2021

Essa foi a proposta do calendário universitário enviada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) nessa quinta-feira, 8, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição

20:48 | Abr. 09, 2021

Por: Gabriela Almeida
Entre os cursos mais concorridos da UFC no Sisu 2021 estão Medicina, Direito e Odontologia; nota de corte do Enem para estas graduações chega a quase 800 pontos (foto: Aurélio Alves/O POVO)

A Universidade Federal do Ceará (UFC) pode ter três semestres letivos durante 2021, em decorrência do atraso que o isolamento social, resultante da pandemia, provocou na execução das atividades acadêmicas.  Essa foi a proposta do calendário universitário enviada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) nessa quinta-feira, 8, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição. Documento aguarda agora por aprovação. 

Em março do ano passado, quando os primeiros casos de Covid-19 foram identificados no Estado, as instituições de ensino tiveram as aulas presenciais suspensas, obedecendo ao planejamento estadual de combate a doença. Na UFC, algumas disciplinas continuaram de forma remota, mas apenas em julho todas as atividades de ensino retornaram obrigatoriamente dentro desse modelo.

Dessa forma, houve um atraso na execução das atividades e o semestre 2020.2, que deveria acabar em dezembro, vai encerrar no dia dez de abril deste ano. Segundo documento encaminhado, o novo calendário propõe que logo após a finalização do período letivo sejam executados mais dois semestres.

| LEIA MAIS |

Fim do lockdown deve ser definido no sábado

Profissionais usam canoa para vacinar pescador em açude na Varjota

Ciro Gomes envia carta de condolências à rainha Elizabeth após morte de príncipe Philip

A proposta é que o semestre 2021.1 tenha inicio no dia 10 de maio, encerrando em 16 de agosto. Já o período letivo correspondente a 2021.2 começaria em 13 de setembro e terminaria em 23 de dezembro, caso documento seja aprovado. 

"Pedagogicamente, quanto mais cedo conseguirmos o equilíbrio dos calendários, mais favorável será para nossos estudantes. O descompasso entre a vida escolar e a vida social, que compreende as oportunidades de trabalho, seleções acadêmicas para outras instituições, estágios (...) causam prejuízos para os estudantes e atrasos nos passos a serem dados ao longo de sua formação", diz trecho do documento, justificando solicitação.

Procurada pelo O POVO, a universidade afirmou que as "deliberações sobre o Calendário Universitário cabem unicamente ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Instituição. Tão logo haja definições sobre o assunto, as informações serão amplamente divulgadas nos meios institucionais".

Confira ordem do calendário:

10 de abril: fim do semestre 2020.2

10 de maio: inicio do semestre 2021.1

16 de agosto: encerramento do semestre 2021.1

13 de setembro: inicio do semestre 2021.2

23 de dezembro: término do Semestre Letivo 2021.2