Balanço parcial da Funceme mostra chuva em todas as macrorregiões do Ceará
Os postos de Messejana (121.2mm) e Água Fria (115mm) favoreceram para que a Capital tivesse sua maior chuva do ano em 2021.Nesta sexta-feira, 26, o balanço parcial de precipitações da Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme) mostra registros de chuva em todos os municípios informados até as 9h. Cenário apontado pela Fundação prevê que todas as macrorregiões deverão seguir com condições favoráveis às chuvas hoje. Intervalo é contabilizado das 7h de ontem, 25, às 7h de hoje.
A maior precipitação registrada até então foi no município de Granja (121.8mm) na região do Litoral Norte, no posto Sambaiba. Dois postos de monitoramento no Litoral de Fortaleza ficaram com o segundo e terceiro lugares no ranking de mais chuvas em 24h.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Barragem Tijuquinha sangra em Baturité nesta quinta-feira, 25
Os postos de Messejana (121.2mm) e Água Fria (115mm) favoreceram para que a Capital tivesse sua maior chuva do ano em 2021. Fortaleza teve precipitações quase ininterruptas desde a madrugada até a manhã desta sexta-feira, 26. Há registros de alagamentos e queda de árvores pela Cidade.
As precipitações são influenciadas, principalmente, pelas áreas de instabilidade que estão se formando por causa da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Para hoje, as precipitações mais intensas tendem a ficar concentradas na faixa litorânea, no Noroeste (Litoral Norte e Ibiapaba) e no Sul (Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns). As demais regiões terão chuva, no entanto, serão de caráter intermitente e com menor intensidade.
Para amanhã, 27, há uma tendência de chuva em todas as macrorregiões do Estado, sendo as mais intensas na faixa litorânea, no Noroeste (Litoral Norte e Ibiapaba), no Sul (Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns) e na região Jaguaribana.
Confira os dez maiores precipitados em 24h:
1. Município de Granja, Litoral Norte: 121.8mm (posto Sambaiba)
2. Município de Fortaleza, no Litoral de Fortaleza: 121.2 mm (posto Messejana)
3. Município de Fortaleza, no Litoral de Fortaleza: 115mm (posto Água Fria)
4. Município de Itarema, no Litoral Norte: 109 mm (posto Itarema)
5. Município de Horizonte, no Litoral de Fortaleza: 106 mm (posto Horizonte)
6. Município de Pindoretama, no Litoral de Fortaleza: 100 mm (posto Pindoretama)
7.Município de Pacatuba, no Litoral de Fortaleza: 98.4 mm (posto Escola Prof. Luiza Teodoro)
8.Município de Guaiúba, no Maciço de Baturité: 98 mm (posto Guaiuba)
9.Município de Jaguaruana, em Jaguaribana: 91 mm (posto Borges)
10.Município de Iguatu, no Sertão Central e Inhamuns: 90 mm (posto Barro Alto)