Camilo anuncia compra 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V
Anúncio ocorreu na noite desta sexta-feira, 19, em transmissão ao vivo nas redes sociais. Contrato foi firmado com Fundo Soberano Russo
21:23 | Mar. 19, 2021
O governador Camilo Santana (PT) assinou contrato com o Fundo Soberano Russo para compra direta de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V nesta sexta-feira, 19. A entrega dos imunizantes deve ocorrer em quatro lotes: abril, maio, junho e julho. A quantidade por remessa não foi divulgada.
O petista anunciou a compra na noite de hoje ao lado do titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto, em transmissão ao vivo nas redes sociais do chefe do executivo estadual.
Leia mais
-
Com novo decreto, lockdown em Fortaleza já vai durar mesmo tempo do ano passado
-
Pandemia no Ceará: Camilo Santana prorroga lockdown por uma semana
-
Idosos de 72 a 74 anos serão os próximos a ser vacinados no Ceará; veja o cronograma
-
Pessoas a partir de 60 anos poderão ser vacinadas em 81 municípios; veja lista
"Até a vacina chegar, até as pessoas estiverem imunizadas, a única forma de reduzir a transmissão do vírus e garantir às pessoas o direito de serem atendidas numa unidade de saúde, de ter um leito de UTI para um familiar, é o distanciamento social e o uso da máscara. É a única forma preventiva no mundo adotada por todos os países para garantir a vida das pessoas", alertou Camilo.
Na última terça-feira, 16, a Assembleia Legislativa do Ceará autorizou a compra de 5,8 milhões de doses do imunizante russo. O Projeto de Lei tramitou em regime de urgência. Por outro lado, o texto não apontava prazo para a chegada das doses em território cearense.
Há uma semana, governadores do Nordeste anunciaram a compra de 37 milhões de doses da mesma vacina, que devem ser introduzidas ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Governo Federal e distribuída aos estados.
Camilo citou ainda que há expectativa de receber novo lote de imunizantes em breve. O gestor relembrou que o material passa por logística intensa até chegar aos municípios cearense. O petista frisou também que mantém diálogo com os setores econômicos e tem lançado mão de políticas às famílias mais vulneráveis do Estado.