Dupla suspeita de fabricar e de vender certificados de ensino falsos é presa
As prisões ocorreram em Aracati e em Cariús, municípios cearenses onde o esquema de fraude aconteciaA Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou a prisão, no início desta semana, de dois homens que estariam envolvidos em um esquema intermunicipal de fabricação e venda de falsos certificados de ensino. Conforme informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quinta-feira, 18, as prisões ocorreram em Aracati e em Cariús, municípios cearenses onde os documentos eram vendidos.
Segundo divulgado pela pasta, a investigação teve início quando policiais receberam a denúncia de que homens estariam vendendo "certificados para comprovação de título dos candidatos a uma vaga de recepcionista, fornecidos pela Prefeitura Municipal de Aracati". Os agentes conseguiram então constatar indícios de falsificação e localizaram a dupla, formada por Raimundo Nonato Alves da Silva, 42, e Marcílio de Sousa Silva, 44, ambos sem antecedentes criminais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
| LEIA MAIS |
Chuvas fazem volume do Castanhão subir 14 centímetros em 24 horas
500 mil famílias cearenses não pagarão conta de energia por dois meses
No início desta semana, o Poder Judiciário deferiu mandados de prisão preventiva contra os homens e também mandados de busca e apreensão. A dupla foi então capturada e levada à delegacia para cumprimento da prisão, devendo responder agora por "falsificação de documento particular e falsidade ideológica". Notebooks e celulares também foram apreendidos durante a operação.
Além disso, cinco pessoas podem ser indiciadas por "uso de documento falso" após terem confessado à polícia que solicitaram certificados aos homens mesmo sabendo da ilegalidade dos registros. Agentes seguem agora em busca de demais participantes do esquema criminoso, tanto vendedores como compradores.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente