Sexta de Natal deve ter chuva isolada no Cariri e em faixa litorânea do Ceará

Conforme atualização da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a região Nordeste do Brasil (NEB) ainda continua sob a influencia de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), e deve ser esse sistema que pode ocasionar as precipitações no sul do Ceará na sexta, 25

10:27 | Dez. 24, 2020

Por: Gabriela Feitosa
Para a sexta, 25, no período da madrugada e manhã algumas áreas de instabilidade podem se formar sobre a região e trazer chuva principalmente para áreas litorâneas e o sul do Ceará (foto: Reprodução/Maciel Bezerra/Funceme)

A sexta-feira de Natal, 25, deve ter chuva isolada no Cariri e na faixa litorânea do Ceará. Também há possibilidade de chuva em demais regiões do Estado. A previsão é de nebulosidade variável em todo o território, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De um modo geral, para esta quinta, 24, a tendência também é de nebulosidade variável em todas as regiões. No entanto, algumas áreas de instabilidade podem se formar sobre o Estado e trazer chuva para o litoral, Ibiapaba e Cariri. No litoral, as precipitações devem se concentrar no período da manhã. Já na Ibiapaba e no Cariri, a tendência é de chuva no período da noite. Para todas as regiões a tendência é de chuva fraca a moderada e em pontos isolados.

Para a sexta, 25, no período da madrugada e manhã algumas áreas de instabilidade podem se formar sobre a região e trazer chuva principalmente para áreas litorâneas e para o sul do Ceará. A tendência é de chuva isolada com intensidade de fraca a moderada.

A região Nordeste do Brasil (NEB) ainda continua sob a influencia de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), e esse sistema pode ocasionar as precipitações no sul do Ceará na sexta, 25.

Sendo assim a previsão do tempo ficou da seguinte maneira:

Quinta - 24/12/2020: Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, no Cariri e na Ibiapaba.

Sexta - 25/12/2020: Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada no Cariri e na faixa litorânea. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Sábado - 26/12/2020: Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Verão no Ceará começa dentro do período de pré-estação chuvosa

 

No Ceará, o início do verão faz parte do período conhecido como pré-estação chuvosa, segundo Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme Meiry, essas precipitações não influenciam a estação chuvosa principal. "De modo geral, os sistemas meteorológicos atuantes são diferentes dos observados entre fevereiro a maio durante nossa quadra chuvosa".

O POVO conversou com a gerente sobre como o solstício de verão, fenômeno que traz a estação para o Hemisfério Sul , influencia no Ceará. Confira bate-papo:

O POVO - O que significa, tecnicamente, o Solstício de Verão?

Meiry - Solstício é um fenômeno astronômico que ocorre, no qual uma das faces do planeta recebe mais ou menos luz do Sol, isso devido à inclinação do eixo de rotação da Terra. Observa-se que há dois tipos de solstícios, o de inverno (em junho), quando a distância do Sol à Terra é de cerca de 152 milhões de quilômetros e o de verão (em dezembro), quando a distância é de 148 milhões de quilômetros. Durante o solstício de verão, no hemisfério Sul, os dias são mais longos e no solstício de inverno são mais curtos. Em 2020, o solstício de verão, no hemisfério Sul, ocorreu 07h02 (horário de Brasília), do dia 21 de dezembro. Essa data marca o início do verão neste hemisfério.

OP - A virada de estação tem impacto direto nas condições de tempo e clima do Ceará?

Meiry  - No Ceará, o inicio do verão traz as primeiras chuvas, dentro do período conhecido como pré-estação chuvosa, que tem normal climatológica de 130,3mm, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. As chuvas da pré-estação não influenciam a estação chuvosa principal, pois, de modo geral, os sistemas meteorológicos atuantes são diferentes dos observados entre fevereiro a maio, na nossa quadra chuvosa. Durante a pré- estação as precipitações são decorrentes da influência de frentes frias e a atuação dos Vórtices Ciclônicos e Cavados de Altos Níveis.

OP - Culturalmente, associa-se verão a calor. No Ceará, os meses desta estação são mais quentes?

Meiry - Pela proximidade da linha do Equador, as temperaturas o Ceará são altas o ano todo. Durante o verão (dezembro, janeiro e fevereiro), a temperatura média no estado supera a média anual e chega a 27 Celsius, porém, as chuvas do período ajudam a amenizar o calor, e as temperaturas médias mais altas, de fato, são observadas nos meses de setembro a novembro, durante a primavera, quando a estiagem predomina.

LEIA TAMBÉM | Verão no Brasil: quais as perspectivas climáticas para janeiro, fevereiro e março de 2021