Professores e aprovados no concurso da Ematerce pedem convocação durante lives do governador

O protesto teve início por volta das 9 horas da manhã desta quarta, durante live que anunciava nova fase do projeto São José e seguiu até o fim da tarde. As duas categorias pedem convocação até janeiro. Concursos foram realizados em 2018

Duas categorias realizaram manifestação na manhã e tarde desta quarta-feira, 25, no Palácio da Abolição, no Meireles, pedindo a imediata convocação de aprovados em concursos realizados no ano de 2018. O pedido é para o chamamento dos mais de três mil professores aprovados pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e dos 1.485 técnicos de diversas áreas aprovados no concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em certames realizados há dois anos. As manifestações ocorreram do lado de fora do Palácio da Abolição, durante as lives do governador Camilo Santana (PT).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“O governador Camilo Santana, ao invés de sentar com a categoria de várias áreas para definir um cronograma de convocação, fica fazendo live no Instagram e não resolve a questão e coloca muito mais dúvidas”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias De Educação e de Cultura do Estado do Ceará e das Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo. O pedido dele é para que o governador “respeite os concursos já realizados e homologados depois de muita luta”.

Na manifestação, a engenheira agrônoma aprovada no concurso de 2018 para a Ematerce, Valéria Ramos, espera que a promessa de convocação para o início do próximo ano seja cumprida.

Segundo Melo, alguns dos 3.701 professores aprovados no concurso de 2018 estão contratados e trabalhando como temporários, recebendo menos. Enquanto isso, as negociações para realizar a convocação estão paralisadas. Nesta quinta-feira, 26, o Apeoc Sindicato deve realizar uma reunião para definir um cronograma de manifestações, segundo Anízio, respeitando o protocolo da saúde contra a pandemia. “Pedimos ao governador que, ao invés de fazer campanha eleitoral por meio das redes sociais, ele respeite os concursos já realizados”, alfineta e conclui que existem as escolas, existem os alunos, existem as vagas, o que precisa existir são os professores.

No início da noite, os manifestantes foram recebidos pelo secretário da Casa Civil em Exercício, Flávio Ataliba, e o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins. Na reunião sobre a convocação dos professores, Ataliba afirmou, segundo Anízio Melo, que a mesa de estudo entre a Seplag e Sefaz estava sendo retomada para a convocação inicial de 2.500 professores. Esse relatório será enviado ao governador do Estado.

Em nota, a Secretaria da Educação (Seduc) informa que um cronograma de nomeações foi estabelecido pelo Governo do Ceará, em conjunto com o Apeoc Sindicato, em reunião realizada no último dia 31 de julho de 2020. Dessa forma, a primeira convocação ficou prevista para janeiro de 2021.

Na nota, o Governo do Estado ressalta que, nos últimos anos, o Ceará tem priorizado a forma de ingresso de profissionais na rede pública estadual de ensino por meio de concurso público de provas e títulos para as diversas disciplinas do Ensino Médio. Em todos os certames, cada etapa foi concluída da forma prevista. Todos os classificados e classificáveis foram convocados dentro da vigência.

Durante live nas redes socais desta quarta-feira, dia 25, o governador Camilo Santana confirmou que a convocação será a partir desta data acertada: janeiro de 2021. A data estipulada também é aplicada para o concurso da Ematerce.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

manifestação professores servidores da ematerce concurso público live do governador camilo santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar