Ceará segue com tendência de chuva para os próximos dias em todas as macrorregiões
A previsão para os próximos dois dias é de "nebulosidade variável em todas as regiões" do EstadoPelo menos 40 cidades cearenses amanheceram com chuva nesta terça-feira, 3, registrando precipitações que chegaram a ultrapassar 100 milímetros- de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme previsões feitas pelo órgão, todas as macrorregiões do Estado devem seguir com condições de chuva até a próxima quinta-feira, 5.
As cinco maiores precipitações registradas nesta manhã foram em postos dos municípios: Ipaumirim (102.2 mm), Barro (81.0 mm), Lavras Da Mangabeira (80.9 mm), (Umari 74.0 mm) e Aurora (60.0 mm). A região litorânea de Fortaleza chegou a registrar chuvas em postos de cidades como Maranguape (6.4 m).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo análise feita pela instituição meteorológica, a previsão para o resto do período desta terça é de "céu variando entre claro e parcialmente nublado em todas as macrorregiões" do Estado. Apresentam condições mais favoráveis para evento de chuva as regiões de Cariri e Ibiapaba, que podem ter precipitações "em mais de 50%" de suas áreas até o final do dia.
| LEIA MAIS |
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h em 30 municípios cearenses
Decreto sobre lockdown em Jijoca de Jericoacoara é falso, afirma prefeito
Já em Jaguaruana e nos litorais de Fortaleza e de Pecém, existe a probabilidade de que eventos chuvosos ocorram em apenas uma parte de suas regiões- atingindo de 5% a 20% da área. O Sertão Central e Inhamus podem esperar pelo fenômeno das chuvas isoladas, de pouca durabilidade, até o final deste dia.
As condições de chuva, contudo, devem seguir pelos próximos dois dias em todas as macrorregiões do Estado. Segundo a Funceme, o cenário favorável acontece devido a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é "uma banda de nuvens com orientação noroeste-sudeste, indo da região amazônica até o sudeste do Brasil".
A tendência é apontada em análise de especialistas do órgão, que avaliaram imagens de satélite e modelos numéricos para observarem a condição climática. Segundo levantamento, a previsão para os próximos dois dias é de "nebulosidade variável em todas as regiões" do Ceará, com possibilidade de chuva.